CGEE e CDP firmam acordo de cooperação

23/05/2023


Atualizado em 23/05/2023  |  por Equipe OICS

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) promove, na próxima quarta-feira (22), às 10h, em parceria com a organização Carbon Disclosure Project (CDP), um webinar sobre a sustentabilidade das cidades brasileiras. A iniciativa é uma ação do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS), desenvolvido pelo Centro no âmbito do CITinova, um projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Durante o encontro, será celebrado um acordo de cooperação técnica entre o CDP e o CGEE.

O objetivo da parceria é o estabelecimento de cooperação mútua entre as duas organizações para o desenvolvimento de atividades conjuntas na disseminação e fomento da sustentabilidade para as cidades brasileiras, apoiando o país em sua agenda de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Nesse contexto, deverão ser realizados capacitações, eventos e publicações. 

O OICS consiste em uma plataforma virtual que visa mapear e divulgar soluções urbanas inovadoras, contextualizadas ao território nacional. As propostas mapeadas são classificadas nas áreas de água, resíduos sólidos, mobilidade, soluções baseadas na natureza, energia e ambiente construído. Respondendo aos grandes desafios urbanos, a iniciativa surge como um espaço para a aceleração da sustentabilidade urbana, oferecendo conteúdos para subsidiar a tomada de decisões estratégicas para o desenvolvimento urbano.

Já o CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos, que fornece o maior e mais completo sistema de divulgação de dados relacionados às mudanças climáticas, impulsionando investidores, empresas e governos a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, assegurar recursos hídricos e proteger florestas. A visão do CDP é de uma economia global sustentável que atua para as pessoas e para o planeta.