CGEE participa da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília

09/06/2023


Atualizado em 09/06/2023  |  por Equipe OICS

Ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade são algumas das áreas de trabalho do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) que serão apresentadas durante a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento começa nesta sexta-feira (03), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF), e vai até o dia 10 de dezembro. Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em parceria com o Governo do Distrito Federal, esta edição traz como tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. 

Durante a semana, o evento começa às 8h30 e vai até as 19h. No fim de semana, os portões abrem às 10h e fecham às 19h. A SNCT-DF acontece de forma presencial, seguindo todos os cuidados para prevenção contra a covid-19. O uso da máscara é obrigatório, assim como o distanciamento de 1 metro. Serão disponibilizados totens de álcool em gel nas áreas de circulação.

Para atrair o público infanto-juvenil, o CGEE apresenta em seu estande o jogo CGEE+, uma interface imersiva que proporciona um passeio virtual pelo CGEE e pelos projetos Ciência Amiga das Abelhas, Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis e CubeSats. Os ambientes foram pensados simulando situações que envolvem as iniciativas. Além disso, o Centro promove sessões de contação de histórias abordando o universo apresentado nesta plataforma virtual. 

Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis é uma iniciativa do CGEE dedicada ao mapeamento e à divulgação de soluções para ambientes urbanos, atuando para acelerar a inovação nas cidades brasileiras e apoiar a tomada de decisão com base em evidências. Já o projeto Ciência Amiga das Abelhas tem como objetivo principal dar ênfase tanto à importância dos polinizadores como também ao fenômeno do desaparecimento das abelhas.

Além disso, também será apresentado ao público o projeto CubeSats, desenvolvido pelo Observatório de Tecnologias Espaciais (OTE). Os CubeSats são nanossatélites construídos a partir de unidades padrão, em forma de cubo de 10 centímetros de aresta. Em 2018, o CGEE lançou um resumo executivo trazendo um panorama geral sobre o atual cenário dessa tecnologia no Brasil e no mundo, além de destacar as oportunidades dos CubeSats para o setor espacial brasileiro.

 

Sobre a SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é um evento coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) com o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno da ciência por meio de atividades lúdicas e inovadoras que mostram a importância do tema no dia-a-dia de todos e no desenvolvimento do país.