De olho nos dados: Ranking de cidades que mais emitiram CO2, por setores econômicos

09/06/2023


Atualizado em 09/06/2023  |  por Equipe OICS

 

O OICS atua como uma plataforma de mapeamento e divulgação de soluções urbanas inovadoras e indicadores temáticos para facilitar o diagnóstico das cidades brasileiras em termos de sua sustentabilidade. Muitas destas soluções são tecnologias com potencial de contribuição à redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), que visam auxiliar a tomada de decisão sobre ações que potencialmente reduzam emissões de GEE nos setores-chaves da economia brasileira, tais como indústria, energia, transportes, Agricultura, Florestas e Outros Usos do Solo.

Como parte dos esforços de ampliação do acesso à informação sobre o tema, o OICS disponibiliza em sua base de dados as contribuições das emissões de gases de efeito estufa por ano e por setor. 

Quer conhecer as cidades que mais contribuíram para a emissão de CO2 no Brasil? Clique aqui e navegue no painel que apresenta a lista das cidades que mais emitiram gases de efeito estufa, por setor de atividade (agropecuária, indústria e transporte).

Você sabia?

  • É flagrante a predominância da emissão pela agropecuária nas cidades da região Amazônica, em grande parte pelo desmatamento e mudanças no uso e cobertura da terra nos últimos anos.
  •  Já as emissões pela atividade industrial são originárias predominantemente de cidades regiões situadas no Centro-sul, onde se localizam os maiores centros industriais do país.
  • As emissões pelas atividades de transporte estão presentes em todas as regiões geoeconômicas com destaque para as cidades que representam nós de transporte internacional, como Foz de Iguaçu, e regional como Feira de Santana.