OICS é apresentado na COP 26

09/06/2023


Atualizado em 09/06/2023  |  por Equipe OICS

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participa da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP26, apresentando o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS). O encontro está sendo realizado na cidade de Glasgow, na Escócia, e até o dia 12 de novembro reunirá representantes dos 197 países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). 

O CGEE estará presente em um side event oficial da COP26, que acontece na próxima terça-feira (09), às 15h30 no horário de Brasília, ao vivo pelo canal da UNFCCC. O evento é promovido em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a República da Ruanda e a organização de sustentabilidade UrbanShift, com o objetivo de debater sobre a importância da governança de multinível para a promoção de cidades com zero carbono.

Esta edição da COP26 deve estabelecer as regras para mercado global de carbono, regulamentação do artigo 6 do Acordo de Paris, e definir as principais linhas de ações para a descarbonização da economia, em especial o financiamento para os países em desenvolvimento. Este side event apresentará exemplos de governança multinível na prática, discutindo como os governos locais e nacionais, bem como a comunidade internacional, podem se unir para alcançar seus objetivos climáticos. O CGEE trabalha o tema por meio do OICS, que será apresentado para os convidados e público do mundo inteiro na ocasião pelo líder do OICS e assessor técnico do Centro, Marco Lobo.