OICS apresenta vídeos sobre visão de futuro para cidades sustentáveis

09/06/2023


Atualizado em 09/06/2023  |  por Equipe OICS

 

 

A pandemia tornou ainda mais desafiadora a gestão da vida nas cidades e trouxe novas prioridades à definição da boa governança urbana. Preparar-se para gerir os novos desafios, que se somam aos temas urbanos já conhecidos é de suma importância.

Para além dos esforços globais e locais empregados na prevenção e no controle sanitário, a gestão continuada desta crise humanitária tem demandado ações integradas, convergentes e capazes de apontar caminhos de transição a futuros verdadeiramente saudáveis.

Às cidades adoecidas e sujeitas a incertezas cumulativas das crises climática, econômica e sanitária apresenta-se o desafio de pactuação de uma agenda estratégica de governança regenerativa, voltada à produção de urbanidades saudáveis e resilientes. Com esse objetivo, o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS/CGEE) desenvolveu a abordagem de “VITACIDADES: codesenho de futuros urbanos”.  O material apresenta insumos para gestores públicos praticarem a cocriação de uma visão de futuro atinente à complexidade dos desafios enfrentados pela governança urbana.

Os princípios e práticas construídos pela abordagem de codesenho de futuros você pode conferir de maneira super didática nos vídeos elaborados sobre a abordagem Vitacidades. Clique nos links abaixo e confira os vídeos!

 

Como chegamos até aqui?

Cocriando futuros urbanos

O que são Vitacidades?