OICS disponibiliza curso gratuito sobre sustentabilidade e inovação para gestores urbanos

05/06/2024


Atualizado em 05/06/2024  |  por Equipe OICS

Com o objetivo de capacitar gestores públicos na utilização de ferramentas associadas ao planejamento urbano, visando desenvolver cidades mais saudáveis e sustentáveis, o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS) do CGEE disponibiliza na plataforma Redus o novo curso do "Ciclo de Formação OICS: Sustentabilidade e Inovação para Gestão e Planejamento de Cidades”.

A partir do dia 05 de junho, os interessados poderão acessar a plataforma Redus para realizar o curso “Vitacidades: codesenho de futuros urbanos”. O curso é gratuito e oferecido de forma assíncrona, permitindo que os participantes estudem no seu próprio ritmo, no dia e hora que tiveram disponibilidade. O conteúdo programático é composto por quatro módulos com sete videoaulas, cada uma com duração entre 20 e 60 minutos, e contará com a participação de especialistas que discutirão conceitos, motivações e caminhos para a utilização das ferramentas.

Destinado a gestores públicos de municípios brasileiros, técnicos de consórcios públicos municipais, assessores de entidades municipalistas, membros de conselhos e fóruns municipais e estaduais, e demais membros da Redus, o curso exige que os participantes assistam a todas as vídeo aulas para receber o certificado. O curso tem uma carga horária média de 10 horas.

O curso Vitacidades é um exercício de visão de futuro para a construção de cidades saudáveis. Nele o usuário terá a oportunidade de conhecer os limites de sustentabilidade para as cidades, o contexto de crise global e climática e caminhos alternativos para a gestão urbana incluir em suas práticas soluções inovadoras e sustentáveis. A articulação de futuros possíveis com soluções simples e pontuais é um exercício de visão de futuro realizado pelo OICS com gestores públicos e disponibilizado agora na forma de curso online como contribuição para o contexto urbano de necessária adaptação à crise climática.

Para acessar o curso é necessário estar cadastrado na plataforma Redus e se inscrever na Iniciativa OICS, por meio do link abaixo. Depois da inscrição, basta escolher o módulo “Cursos” e clicar em “Solicitar inscrição”, no canto superior direito da tela. Assim que sua inscrição for aprovada, você poderá acompanhar as vídeo-aulas.

Acesse aqui: Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis - ReDUS