Oics e UFPR apresentam resumos executivos sobre sustentabilidade

09/06/2023


Atualizado em 09/06/2023  |  por Equipe OICS

O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizou, ontem (28), em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o webinar “Políticas e Soluções para Cidades Sustentáveis”.

O evento foi organizado para divulgar os seis resumos executivos publicados em parceria entre o observatório e a UFPR. Os temas são: ambiente construído, energia, saneamento/água, saneamento/resíduos sólidos, mobilidade e soluções baseadas na natureza. Os seis conteúdos e outros trabalhos do Oics estão disponíveis neste link.

A programação contou com a presença do professor do Núcleo de Design da UFPR, Aguinaldo dos Santos, que apresentou brevemente o conteúdo dos livros. Ele exibiu os métodos de pesquisa utilizados e destacou a importância do trabalho, já que os tomadores de decisão não necessariamente têm a formação ideal em certos temas. De acordo com ele, a ideia do webinar é provocar a leitura dos documentos. "Os resumos executivos trazem um universo de soluções para os gestores", afirmou. 

A assessora técnica do CGEE, Raiza Fraga, comentou que o trabalho do Observatório está em construção e convidou os participantes a continuarem colaborando com o projeto. Ela ressaltou que o objetivo é apoiar gestores públicos na definição de estratégias e aplicação de soluções em seus territórios.

As dúvidas e sugestões sobre o observatório podem ser encaminhadas para o email cidades.sustentaveis@cgee.org.br.

Sobre o Oics

O Oics, desenvolvido pelo CGEE no âmbito do projeto CITinova, consiste em uma plataforma virtual que visa mapear e divulgar soluções urbanas inovadoras, contextualizadas ao território nacional. As propostas mapeadas são classificadas nas áreas de água, resíduos sólidos, mobilidade, soluções baseadas na natureza, energia e ambiente construído. A iniciativa surge como um espaço para a aceleração da sustentabilidade urbana, oferecendo conteúdos para subsidiar a tomada de decisão estratégica para o desenvolvimento sustentável das cidades. Para conhecer o observatório, acesse este link.

Com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), o CITinova é um projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado em parceria com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e Porto Digital, o CGEE, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema/DF). Informações sobre o CITinova podem ser acessadas neste link.