Oics lança Catálogo Brasileiro de Soluções baseadas na Natureza durante a Live Bioconexão Urbana

09/06/2023


Atualizado em 09/06/2023  |  por Equipe OICS

O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lançará, no dia 31, o primeiro Catálogo Brasileiro de Soluções baseadas na Natureza. A iniciativa será apresentada na Live Bioconexão Urbana, que começa a partir das 10h, no canal do Youtube da Fundação Grupo Boticário. 

A conferência é uma oportunidade para se aprofundar no assunto e contará com a presença de diversos profissionais especialistas na área. A publicação tem como principal objetivo oferecer suporte a gestores e técnicos do poder público, apresentando os principais elementos necessários para a tomada de decisão, planejamento de estratégias e ações relativas às Soluções baseadas na Natureza (SbN).

Na ocasião, será organizado um debate onde serão explicados os principais pontos da publicação, como estratégias e experiências de cidades que já aderiram ao projeto. O intuito do evento é apresentar o conteúdo inédito do catálogo, com a divulgação de seis Soluções baseadas na Natureza (SbN).

 

Soluções baseadas na Natureza

As iniciativas de SbN foram fomentadas no âmbito do projeto CITinova, em parceria com o Iclei Sams e Iclei Europa, com o apoio da Aliança Bioconexão Urbana. Já existem cidades brasileiras que descobriram formas inovadoras, efetivas e viáveis de implementar a sua infraestrutura urbana. A partir disso, se tornaram mais resilientes às mudanças climáticas, gerando melhores condições para o aumento da biodiversidade, da saúde e do bem-estar dos seus moradores, contribuindo para uma economia natural positiva.

Aliança Bioconexão Urbana

A aliança soma esforços para desenhar soluções compartilhadas que subsidiem a elaboração de políticas públicas e  aumentem o investimento em soluções baseadas na natureza para tornar as cidades brasileiras mais resilientes aos impactos das mudanças do clima. Fazem parte da iniciativa as seguintes instituições:  Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Rede Brasil do Pacto Global da ONU, Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade, Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES), WRI Brasil, Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), The Nature Conservancy Brasil (TNC) e Rede C40.