OICS marca presença em evento do Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade

09/06/2023


Atualizado em 09/06/2023  |  por Equipe OICS

Durante a programação, foi realizada uma oficina sobre o observatório para divulgar as funções da plataforma do projeto, os conteúdos ofertados e as facilidades em termos de acesso aos dados. 

O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) esteve presente no 1º Encontro Regional de Minas Gerais do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, por meio de uma oficina para os municípios participantes. A programação foi realizada no dia 3 de junho de 2022, na cidade de Nova Lima (MG).

O treinamento teve como objetivo sensibilizar o público do evento sobre a urgência do tema inovação e sustentabilidade como alternativa para os grandes desafios urbanos, apresentando o Oics como uma ferramenta de suporte em termos de conteúdo e dados para subsidiar a tomada de decisão. Além disso, a oficina foi uma oportunidade para o observatório ouvir os participantes do evento no que diz respeito às funções da plataforma, os conteúdos ofertados e a facilidade em termos de acesso aos dados. 

A assessora técnica do CGEE, Raiza Fraga, destaca a importância do Oics integrar a programação do Iclei, uma rede de cidades que articula governos locais e regionais em prol do desenvolvimento urbano sustentável. "A iniciativa oferece um espaço importante de representatividade municipal para a apresentação do observatório e dos seus conteúdos. Estar próximo dos municípios é essencial para disseminar as ferramentas do Oics e, por esse motivo, participar de eventos com o Iclei é sempre uma boa oportunidade de atingir os gestores públicos", afirma. 

 

Sobre o Oics 

 

O Oics, desenvolvido pelo CGEE no âmbito do projeto CITinova, consiste em uma plataforma virtual que visa mapear e divulgar soluções urbanas inovadoras, contextualizadas ao território nacional. As propostas mapeadas são classificadas nas áreas de água, resíduos sólidos, mobilidade, soluções baseadas na natureza, energia e ambiente construído. A iniciativa surge como um espaço para a aceleração da sustentabilidade urbana, oferecendo conteúdos para subsidiar a tomada de decisão estratégica para o desenvolvimento sustentável das cidades. Para conhecer o observatório, acesse este link

Com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), o CITinova é um projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado em parceria com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (Aries) e Porto Digital, o CGEE, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema/DF). Informações sobre o CITinova podem ser acessadas neste link.