Oics realiza minicurso sobre visão de futuro para o planejamento urbano

09/06/2023


Atualizado em 09/06/2023  |  por Equipe OICS

O Observatório de Inovação para Cidades sustentáveis (Oics) do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) organizou, nos dias 2 e 9 de junho, o minicurso Visão de Futuro para o Planejamento Urbano. A iniciativa contou com a participação de 25 gestores municipais, de 15 cidades. 

A capacitação ofereceu uma visão de futuro baseada nas grandes tendências da ciência da sustentabilidade, com o objetivo de construir cidades mais sustentáveis e resilientes. Também discutiu maneiras de cultivar cidades saudáveis e bem viveres urbanos via estratégias regenerativas. A programação contou com palestras do biólogo e doutor em arquitetura e urbanismo, Pablo Pessoa, e do gestor ambiental e doutor em geografia, Tainá Labrea.

Labrea e Pessoa afirmam que a discussão do tema é importante para todos os setores da sociedade, mas que há destaque para a formação dos gestores públicos. De acordo com os palestrantes, em contextos de crise, como a pandemia de Covid-19, os gestores precisam estar preparados com as melhores condições de compreender e solucionar os cenários presentes e futuros.

O Oics disponibilizou material de apoio elaborado na primeira etapa do levantamento de visões de futuro. A publicação “Design de futuros para as cidades brasileiras em meio à pandemia do coronavírus” já está disponível acessando este link. Além do livro, dois vídeos curtos foram produzidos para ilustrar os tópicos debatidos no minicurso, sensibilizando os gestores para a necessidade de se antecipar ao debate e conhecer as propostas de visão de futuro para cidades saudáveis e resilientes.

Acesse os vídeos neste link: Vídeo 1 e vídeo 2