Periódico científico internacional atesta a qualidade do conteúdo do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis

09/06/2023


Atualizado em 09/06/2023  |  por Equipe OICS

 

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), mediante o desafio de provimento de ferramentas robustas de apoio à tomada de decisão, tem como prática o constante aprimoramento dos Observatórios disponibilizados ao poder público e à sociedade, o que se aplica ao Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS).

Com este propósito, o CGEE contratou 30 pesquisadores do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária, da Universidade de São Paulo (FEA/USP), coordenados pelos professores Roberto Schaeffer e Eduardo Haddad, respectivamente, para revisar o conteúdo do Observatório. A equipe contratada atuou durante 1 ano fazendo o aprimoramento das informações existentes e trazendo opções inovadoras de dados, que foram baseados na melhor ciência disponível em termos da metodologia utilizada neste roadmap de conteúdo.

Parte relevante destas novas informações, que brevemente serão disponibilizadas no OICS, trata de indicadores de desempenho, os quais permitem pontuar e ranquear as soluções urbanas. Estes parâmetros permitirão que os gestores públicos do País identifiquem as soluções que trarão, uma vez implementadas nas cidades, maiores cobenefícios em termos tecnológicos, ambientais, sociais, econômicos e regulatórios. De acordo com o coordenador técnico desta atividade, contratado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Régis Rathmann: “As ferramentas e a metodologia empregados na mensuração destes indicadores de sustentabilidade representam a fronteira do conhecimento científico, não havendo precedentes de disponibilização destes parâmetros junto a outros observatórios de cidades sustentáveis existentes em âmbito internacional”.

A publicação do paper intitulado The Role of Cities: Linking Integrated Assessment Models to Urban Solutions, no periódico internacional Sustainability, apresenta a metodologia e sumariza as diferentes tipologias de ranqueamento, segundo diferentes critérios, das 295 soluções de desenvolvimento urbano sustentável disponibilizadas no OICS. Interessantemente, demonstra que soluções da área temática de energia, em particular geração renovável, se constituem em opções que trariam maiores cobenefícios em face à adoção urbana, seguida por reuso de resíduos e eletromobilidade.

 

O artigo pode ser acessado neste link