Artigo Estudos de Caso

Centrais de Abastecimento do Paraná S/A - CEASA/PR

Metodologia

Ambiente Construído

Projetos luminotécnicos

Brasil

Paraná(PR)

Foi realizado um diagnóstico energético que culminou no projeto de iluminação eficiente e de geração distribuída na modalidade de compensação de energia com energia solar fotovoltaica nas Centrais de Abastecimento do Paraná S/A - CEASA/PR em Curitiba. As Centrais de Abastecimento são empresas estatais ou de capital misto que promovem, desenvolvem, regularizam e organizam a comercialização de produtos de hortifruticultura a nível de atacado em uma região determinada. O projeto de fontes incentivadas será de geração solar fotovoltaica na modalidade geração distribuída e tem como objetivo gerar economia de energia e difundir os benefícios do sistema. Já o projeto de iluminação visa a redução de valores gastos com energia elétrica.

Custo para Implementação

De quinhentos a um milhão de reais

O investimento total para execução do projeto foi de R$ 730.878,26.

Desafios

  • A produção de parte da própria energia elétrica utilizada pela Central culmina em segurança energética para a instituição, uma vez que a dependência energética de fontes externas é reduzida.

  • Projetos de eficientização energética visam reduzir custos com energia. As Centrais de Abastecimento tiveram um ganho financeiro com o projeto.

  • O diagnóstico feito para a Central de abastecimento visou propor uma solução para produção de energia limpa e renovável.

Motivação

Redução de custos com energia para os usuários de uma das Centrais de Abastecimento do Tatuquara, em um bairro da cidade de Curitiba.

Contexto

Segundo o diagnóstico, observou-se que de acordo com o levantamento de cargas e de hábitos de uso, o consumo de energia elétrica com iluminação e com refrigeração (câmara fria) são os mais representativos para uma das unidades das Centrais de Abastecimento do Estado do Paraná, a unidade do Tatuquara em Curitiba. No levantamento foi constatado que a maioria das lâmpadas são de tecnologia ultrapassada sendo luminárias simples com lâmpadas fluorescentes compactas ou lâmpadas de vapor metálico e refletores com lâmpadas de vapor metálico, viabilizando assim a substituição por equipamentos eficientes com tecnologia Led. No projeto será incluído também um projeto de fontes incentivadas na modalidade de microgeração distribuída solar fotovoltaica. No mercado do produtor será aproveitada a área do telhado disponível para instalação de 228 módulos fotovoltaicos de 320 Wp, totalizando 72,96 kWp.