Artigo Estudos de Caso

Freshkills Park em Nova Iorque

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Restauração ecológica de lixão em parques multifuncionais

Estados Unidos

Nova Iorque()

Em 2001, o parque hoje conhecido como Freshkills era um dos maiores aterros a céu aberto do mundo, recebendo lixo de 8 milhões de vidas. O antigo aterro, localizado na parte oeste de Staten Island na cidade de Nova Iorque, funcionava como o principal aterro sanitário do município no período de 1946 à 2001. Em 1949 o aterro foi planejado como uma solução temporária para o desafio crescente da cidade em relação à gestão de resíduos. Apesar de ter sido aberto como uma solução de curto prazo, o aterro permaneceu aberto por 53 anos e recebeu cerca de 29 mil toneladas de lixo por dia nos seus anos de pico de utilização. Ele se tornou o maior aterro sanitário do mundo, e, além da muralha da China, a única outra criação humana visível do espaço. Em 1991, 88 aterros fecharam, mantendo o Freshkills como o único e primário destino para resíduos sólidos. Em 1996 o então prefeito da Cidade de Nova Iorque, Rudolph Giuliani, e o então governador, George Pataki, assinaram um mandato para fechar o aterro até 2001. Com um extenso e profundo planejamento, o então aterro foi projetado para se tornar o maior parque desenvolvido em Nova Iorque nos últimos 100 anos, sendo 3 vezes maior do que o atual parque mais famoso da cidade, o Central Park. O parque hoje já tem áreas abertas apesar do seu desenvolvimento não estar 100% completo. Ele é um símbolo de renovação e sustentabilidade e um testamento da nossa capacidade de restaurar o equilíbrio do nosso estilo de vida atual com a preservação da Natureza. Quando concluído em 2035 o Freshkills Park de 2.200 acres incluirá uma infinidade de áreas recreativas, educacionais e esportivas, incluindo um painel solar de 47 acres com capacidade de abastecer 2.000 casas, além de um centro de pesquisa em sustentabilidade no meio urbano.

Custo para Implementação

Mais de cinco milhões de reais

Planos iniciais estimaram o custo operacional anual do parque completo entre 33 milhões e 66 milhões para todos os 2.200 acres.

Desafios

  • A revitalização de áreas degradadas por despejo de resíduos sólidos exemplifica perfeitamente a solução descrita de tratamento e recuperação de áreas contaminadas

Motivação

Anos de ativismo em resposta aos impactos da operação do aterro na vida dos habitantes vizinhos ao local levaram a uma pressão para o encerramento das atividades. Além disso, o alinhamento político entre o atual prefeito da época e do governador deram força motriz para o encerramento das operações e fechamento do mesmo até 2001. A área é um dos poucos ainda remanescentes espaços abertos na cidade de Nova Iorque. Por esse motivo, o departamento de planejamento da cidade e a firma de arquitetura Field Operations desenvolveram um plano para converter esse local único em um parque para aliviar a necessidade dos habitantes da cidade por espaços mais abertos, restaurando seu ambiente natural.

Contexto

Em 2007, o então prefeito Michael Bloomberg lançou o plano PlaNYC, plano estratégico onde o prefeito tinha como objetivos principais preparar a cidade para mais de um milhão de pessoas, fortalecer a economia, combater as mudanças climáticas e melhorar a qualidade de vida de todos os nova iorquinos. Dentre os objetivos do plano referentes ao uso de terra, prover mais espaços abertos e de lazer para novaiorquinos, oferecer mais áreas recreacionais e converter áreas contaminadas estavam incluídos nos objetivos. A conversão da área de aterro Freshkills para um parque é um exemplo potente de remediação ambiental.