Artigo Estudos de Caso

Processo de recuperação da área hoje ocupada pelo Parque Vila Lobos

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Restauração ecológica de lixão em parques multifuncionais

Brasil

São Paulo(SP)

Em 1989, uma antiga área utilizada como repositório de entulhos entre outras atividades de ocupação da área, foi revitalizada para a construção de um parque estadual. A área antigamente servia como depósito de lixo da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CEAGESP), além de entulhos e resíduos da construção civil. Além disso, menciona-se que antes da área ser utilizada como aterro, ela serviria para extração de areia. Após um trabalho minucioso, a região foi revitalizada, apresentando então, as condições adequadas para se tornar um dos maiores parques urbanos de São Paulo, o parque Villa Lobos, situado na zona oeste da região metropolitana de SP. Em 1989, comemorava-se o centenário do nascimento do músico e compositor Villa Lobos, e em sua homenagem, o arquiteto Décio Tozzi, projetou o parque para que se tornasse a "cidade da música". As obras iniciaram no mesmo ano, e o parque foi finalmente inaugurado em 1994. Hoje o Parque Villa Lobos é um exemplo brasileiro de sucesso em recuperação de áreas ambientalmente degradadas, e de área verde construída em cima de um antigo aterro. Em 2005, o parque foi expandido e revitalizado, com monitoramento da Cetesb em relação a contaminação do solo, adequação de pisos e passeios, e pode ser reaberto em 2006.

Custo para Implementação

Mais de cinco milhões de reais

O custo total do projeto era de 140 milhões de dólares.

Desafios

  • O caso de recuperação ambiental de área degradada e contaminada para transformação no parque Villa Lobos se relaciona diretamente com o desafio. Ele apresenta um caso real de sucesso de recuperação de uma área, proporcionando além do uso dela para criação de área verde, para atividades de lazer, cultura e educação, se tornando um marco na cidade de São Paulo.

Motivação

Na cidade de São Paulo, assim como em grandes metrópoles globais, existem constantemente problemas ambientais, devido a superpopulação, má utilização de recursos entre outros desafios. Quando o tema é poluição atmosférica, hídrica e impermeabilização do solo, São Paulo parece seguir apresentando, ano após ano, esses problemas. Assim como em cidades metropolitanas em desenvolvimento, a falta de infraestrutura agrava todos os desafios citados acima, proporcionando uma pior qualidade de vida para a maior massa da população com menos recursos. Adicionalmente, a devastação de áreas verdes contribuem para o agravamento dessas poluições. Ainda, especificamente em São Paulo, as ocupações ilegais e as periferias são mais intensas do que outras áreas da cidade, e, essas consomem áreas de Mata Atlântica e áreas protegidas por lei como mananciais, topos de morro, margens de rio entre outras. Por esses motivos e outros, a ocupação eficiente de áreas urbanas nunca foi tão importante, apesar de desafiadora. Diferente de uma área que jamais fora ocupada, áreas que abrigavam antigos aterros sanitários requerem logicamente um tempo maior para utilização, passando por um planejamento e elaboração de projeto para que possa eventualmente ser convertida em parte. Quando o planejamento não é feito com o cuidado necessário, barreiras ao desenvolvimento desse tipo de projeto tornam impossível a revitalização, devido à sua complexidade e à aplicação de técnicas adequadas à descontaminação, estabilidade do solo, controle de gases tóxicos emanados entre outros, podendo apresentar um risco para a população que utilizará futuramente o local para o novo fim projetado. Por outro lado, quando conduzida corretamente, como é o caso do Parque Villa Lobos, a área apresenta benefícios diversos para a população, servindo como área verde, além de lazer, cultura e educação. Apesar de revitalização de áreas degradadas ser algo que já é feito a um certo tempo, essa tendência segue sendo uma crescente, com o aumento cada vez maior da população e a obrigação do estado de prover necessidades básicas de convívio e infraestrutura para a população.

Contexto

O Parque Villa Lobos hoje é um dos parques mais visitados da cidade, contabilizando cinco mil pessoas durante a semana, 20 mil pessoas aos finais de semana e 30 mil em feriados. Ele se tornou um case de sucesso em termos de educação e cultura para a sociedade, além de ser um parque que proporciona acessibilidade para pessoas portadoras de deficiências físicas. O meio ambiente é foco central do parque hoje, realizando uma série de atividades voltadas para conscientização dos visitantes, e proporcionando um maior contato da população urbana com a natureza. Em 2009, foi inaugurado o espaço Villa Ambiental do projeto Criança Ecológica, com o objetivo de levar de maneira divertida e interativa a educação ambiental para crianças do Ensino Fundamental I. O cenário apresentado hoje em dia pelo parque, de acessibilidade, lazer, cultura e educação, se difere enormemente do cenário sob o qual a área estava anterior a construção do parque. Antigamente, aproximadamente 80 famílias vivendo em situação precária em meio aos dejetos depositados pela CEAGESP, faziam parte da paisagem da área de 732 mil metros quadrados onde hoje está o parque.