Estudos
Sistema de iluminação em Hospital de São Paulo
Ambiente Construído
Projetos luminotécnicos
Brasil
São Paulo(SP)
A Eletropaulo, uma das concessionárias e distribuidoras de energia do Estado de São Paulo e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein assinaram um acordo que aumentou a eficiência no uso da energia elétrica por meio de projeto luminotécnico,.na Unidade Morumbi do Einstein. Por meio do Programa de Eficiência Energética da concessionária, três grandes ações foram feitas: Troca de 18.550 lâmpadas convencionais por LED, com economia de 2.150 megawatt-hora por ano, equivalente ao consumo de mais de 8,6 mil residências; instalação de painéis fotovoltaicos para geração de energia solar; e substituição de bombas de vácuo, usadas em alguns procedimentos cirúrgicos, por equipamentos mais modernos e econômicos.
Custo para Implementação
Informação não disponível
Não foram disponibilizadas informações sobre investimento.
Desafios
-
Medidas que aprimoram eficiência energética podem ser benefícas em termos de descarbonização caso as fontes utilizadas não sejam limpas. Neste caso, a Intensidade de Carbono (IC) pode reduzir
-
.Modernizar o mercado de eletricidade é a chave para superar seus desafios como a descarbonização do portfólio, ampliação da eficiência energética, redução do consumo de combustíveis fósseis, dentre outras. Projetos luminotécnicos ampliam a descarbonização energética.
-
Painéis fotovoltaicos foram instalados na Unidade Morumbi.
Motivação
As motivações do projeto são esclarecidas pela diretora-executiva de Patrimônio, Engenharia e Infraestrutura do Einstein, Junia Gontijo: "O Einstein tem como uma de suas estratégias aumentar a eficiência no uso de recursos, como a energia elétrica, e este acordo é um passo importante para tornar as suas atividades mais sustentáveis". Rubens Leme, coordenador de Usos Finais da Eletropaulo, afirma: "Enquanto uma lâmpada fluorescente requer cerca de 40W para produzir determinado fluxo luminoso, uma lâmpada LED precisa de apenas 18W". Segundo ele, outro ganho da utilização das lâmpadas LED é que são muito mais duráveis do que as incandescentes e fluorescentes. "O LED tem vida útil de 25 mil horas contra 7 mil horas da fluorescente." Além disso, existem vantagens, como a redução de elementos nocivos ao meio ambiente, a exemplo do fósforo e do mercúrio, utilizados nas tradicionais lâmpadas fluorescentes. Há também menor risco de quebra e acidentes, que aconteciam com as frágeis unidades de vidro, a pouca geração de calor e a baixa emissão de radiação IV/UV.
Contexto
O Programa de Eficiência Energética da Eletropaulo tem como objetivo promover o uso consciente e racional de energia. A concessionária abre chamadas públicas para apoiar projetos, que contribuam para a promoção do uso consciente da energia elétrica todos os anos. Em 2017, foram investidos R$ 15,3 milhões em iniciativas de eficiência energética. O acordo com o Einstein envolve o aporte de R$ 2,5 milhões por parte da concessionária.
Compartilhe: