O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (Oics) atua como uma plataforma virtual de mapeamento e divulgação de soluções urbanas inovadoras contextualizadas ao território nacional por meio de tipologias de cidades-regiões.

Nosso esforço de mapeamento de iniciativas para a agenda urbana se concentra nas áreas de água, resíduos sólidos, mobilidade, energia, ambiente construído e soluções baseadas na natureza, mas contempla todo o tecido urbano ao investigar as dinâmicas de inovação e promoção do planejamento urbano integrado, junto a uma visão de futuro de cidades sustentáveis.

Estamos calibrando nossas ferramentas para identificar as soluções mais inovadoras para os desafios urbanos brasileiros. Esse processo está em andamento e envolve análises de big data, processos de cocriação e consulta a especialistas.

Já a caracterização do território brasileiro é desenvolvida por meio de dados geobiofísicos e indicadores alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) com o propósito de localizar as soluções de acordo com as especificidades do território. Isso possibilitaria, por exemplo, a indicação das soluções mais promissoras para cada cidade-região.

Nosso objetivo é o de antecipar tendências, convocando o setor público a atuar para a sustentabilidade urbana em um desenvolvimento contínuo de visão de futuro para a cidade sustentável.

Missão

Inspirar pessoas
Replicar inovação

Fomentar políticas públicas para cidades sustentáveis

A proposta do Oics é articular gestores públicos, sociedade civil, empresas e academia em prol da agenda urbana, co-criando alternativas para a transição de nossas cidades rumo à sustentabilidade.

Subsidiar a tomada de decisão é uma frente importante nessa jornada e, para tanto, o Oics oferece o banco de soluções, os mapas de caracterização do território e seguirá produzindo guias metodológicos, sumários para gestores e roadmaps.

Sabemos que a cidade é um tecido vivo e, por isso, o engajamento de todos que observam, criam e vivem essa realidade é fundamental para a atuação do Oics. O trabalho do Observatório prevê oficinas de trabalho, consultas públicas e espaços para que o usuário inclua soluções e estudos de caso; construa uma visão de futuro para a sua cidade e contribua com sua opinião.

O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis é desenvolvido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) no âmbito do projeto CITinova – Planejamento integrado e tecnologias para cidades sustentáveis.

Com abrangência nacional e projetos pilotos em Brasília e Recife, o Projeto CITinova tem foco em planejamento urbano integrado e investimentos em infraestruturas urbanas com tecnologias inovadoras para enfrentar desafios históricos da população e da gestão pública nas áreas de água, resíduos, energia, mudanças climáticas e mobilidade.

Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês) e gestão da ONU Meio Ambiente, o projeto é coexecutado pelo CGEE, Instituto Cidades Sustentáveis, Agência Recife de Inovação (ARIES), Porto Digital e Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA/DF).

Agência executora

Financiador multilateral

Agência implementadora

Co-Executores