Laboratórios de Inovação podem ser definidos como ecossistemas de inovação aberta, centrados nos usuários, e que abrangem um determinado território (como por exemplo, bairro, cidade ou região). Podem se dar em ambientes físicos ou virtuais, e integram processos de pesquisa e inovação por meio de parcerias público-privada-cidadãos. Quando focados em resolver os grandes desafios vividos nas cidades, caracterizam-se como Laboratórios de Inovação Urbana.

Os Laboratórios de Inovação Urbana têm se mostrado uma promissora abordagem para enfrentar esses desafios e prototipar soluções que visam alcançar ambientes prósperos, habitáveis, resilientes e justos. Os múltiplos parceiros de um Laboratório de Inovação Urbana atuam em um processo de cocriação inovador e inclusivo para a construção de soluções locais de impacto.

Os Laboratórios de Inovação Urbana promovem um ambiente colaborativo e criativo em busca de soluções implementáveis em pequena e média escala, estimulando ou fortalecendo o uso de tecnologias. Funcionam como um espaço para criar e pensar as cidades de novas formas, ampliando a participação da população na construção de políticas públicas e nas soluções práticas para cidades mais sustentáveis, e possibilitando a validação em tempo real das iniciativas testadas.

Parcerias

O Laboratório Urbano Vivo Soluções Construtivas Inteligentes | LCI - Coppe/ UFRJ tem por objetivo fim formar um ecossistema centrado no usuário que integra simultâneos processos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de promover colaboração entre agentes da academia, governo, instituições públicas e privadas e sociedade. Por meio de um processo de cocriação, o LCI - Coppe/ UFRJ visa estabelecer uma plataforma institucional que permita: (i) o desenvolvimento de soluções construtivas inovadoras e inteligentes; (ii) o uso ocupacional inteligente das edificações, através da consideração de aspectos como conforto, saúde e qualidade do ar das mesmas e; (iii) a rápida inserção destas soluções na sociedade.