Brasília
Pilotos

Brasília

Em Brasília, para apoiar o planejamento integrado na região, a SEMA/GDF desenvolve ações que envolvem geração de dados, conhecimento e ferramentas de gestão, além de testar tecnologias inovadoras para serem aplicadas em larga escala.

Uma das ações é o desenvolvimento do Sistema Distrital de Informações Ambientais – SISDIA, uma infraestrutura de dados geoespaciais ambientais que visa organizar, integrar e ampliar as informações sobre água, ar, solo, fauna e flora produzidos pelos diversos órgãos do Governo do Distrito Federal.

Outra iniciativa inovadora é o Diagnóstico de Contaminação do Lixão da Estrutural, já considerado o maior lixão a céu aberto da América Latina. O diagnóstico tem como propósito identificar e analisar os atuais níveis de contaminação para apoiar a definição de parâmetros e critérios para a remediação ambiental da área. Além dessas ações, a SEMA/GDF está investindo em estudos para identificar o impacto das mudanças climáticas no Distrito Federal e estudos para a descarbonização de ações do governo, a partir de estratégias para mitigação e adaptação dos investimentos públicos na região. Outras ações incluem a promoção de arranjos inovadores para o uso de energia solar no DF e a implantação de energia fotovoltaica em prédios públicos.

Recuperação ambiental nas bacias hidrográficas do Descoberto e Lago Paranoá

Restauração de 80 hectares em áreas de nascentes nas regiões prioritárias do Descoberto e da Serrinha do Paranoá.

Sistemas Agroflorestais (SAfs) mecanizados

Implementação de 20 hectares de agrofloresta com o apoio de equipamentos inovadores nas bacias do Descoberto e do Paranoá, responsáveis por 80% do abastecimento de água do DF. Além de gerar renda para pequenos agricultores locais, a implementação agroflorestal protege o solo e os mananciais das bacias do Descoberto e do Paranoá.

Índices de Sustentabilidade

Aplicação de índices de sustentabilidade nas duas bacias hidrográficas por meio de modelos computacionais e cenários futuros.

Água Estruturada Aplicada à Irrigação

Implantação de pesquisas sobre água estruturada aplicada à irrigação em duas áreas-piloto.

Diagnóstico de contaminação do lixão da Estrutural

Identificação e análise dos atuais níveis de contaminação e definição de indicativos conceituais dos parâmetros e critérios a serem utilizados para a remediação ambiental do solo, da água superficial e subterrânea, do ar e dos resíduos sólidos.

Remediação do lixão da Estrutural

Implantação de experiências pilotos, com técnicas inovadoras como fitorremediação, para teste de absorção de poluentes em um hectare do lixão, entre outras.

Sistema Distrital de Informações Ambientais (Sisdia)

Formulação e implementação da inteligência do Sisdia, que consiste na organização de um sistema robusto de armazenamento de dados sobre o meio ambiente do Distrito Federal, para gestores públicos e empreendedores. Disponível via internet, é uma importante ferramenta para a gestão ambiental territorial integrada.

Governança Climática

Estudos para identificar o impacto das mudanças climáticas na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (Ride), composta pelo DF e 33 municípios de Goiás e Minas Gerais; e permitir o inventário de emissões e estratégias, elaboradas e em implementação, para mitigação e adaptação às mudanças do clima.

Governança Climática

Estudos para identificar o impacto das mudanças climáticas na Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (Ride), composta pelo DF e 33 municípios de Goiás e Minas Gerais; e permitir o inventário de emissões e estratégias, elaboradas e em implementação, para mitigação e adaptação às mudanças do clima.

Engajamento social

Ações de sustentabilidade em escolas; fortalecimento das ações de meio ambiente nas administrações regionais de Brasília; ações de sensibilização e engajamento da população em um pacto pela sustentabilidade nas bacias do Descoberto e Paranoá.

Ações para promoção da energia solar no DF

Realização de estudos para consolidação de políticas de promoção de energia solar no DF e implantação de sistemas fotovoltaicos em prédios públicos, com ações educativas.