Recife
Pilotos

Recife

Na cidade de Recife, as ações se relacionam a elementos centrais para a sustentabilidade urbana como adaptação às mudanças climáticas, planejamento urbano integrado, gênero e desenvolvimento de dados e software para apoiar o desenvolvimento urbano.

A revisão e atualização do Plano Recife 500 Anos, realizado no âmbito do projeto, oferece uma estratégia de desenvolvimento para a cidade. Além disso, ARIES e Porto Digital estão desenvolvendo diretrizes para uma Política Habitacional com foco em gênero e o aprofundamento dos planos de adaptação às mudanças climáticas em três áreas: urbanização, habitação e mobilidade.

Para apoiar o planejamento integrado na região, além de implementar micro estações de monitoramento climático na cidade, o projeto desenvolverá o Sistema de Gestão Georreferenciada Integrada, um software de gestão do território com o objetivo de combater a sobreposição de ações e programas públicos, atuando como uma ferramenta de gestão, planejamento e execução de operações urbanas a partir da estratégia apresentada no Plano Recife 500 anos.

Ações de Urbanização no Rio Capibaribe

Dois trechos às margens do Rio Capibaribe serão beneficiados com urbanização de acordo com os conceitos do Projeto Parque Capibaribe.

Barco movido à energia solar

Construção de três barcos solares para travessia entre duas margens do Rio Capibaribe e desenvolvimento de modelo de negócios para operação do barco pós projeto piloto.

Jardins Filtrantes

Tratamento de 10% da vazão do Canal do Cavouco, no Parque do Caiara.

Estratégia de desenvolvimento da cidade

Duas revisões, uma a cada dois anos, do Plano Recife 500 Anos.

Microestações de monitoramento climático

Implantação de três unidades de baixo custo para monitorar clima, partículas suspensas e qualidade da água e do ar.

Política municipal habitacional

Diretrizes para a política municipal habitacional com foco em gênero.

Planos setoriais de adaptação às mudanças climáticas

Aprofundamento do plano de adaptação da cidade nas áreas de urbanização, habitação e mobilidade.

Sistema de gestão georreferenciada integrada

Desenvolvido e testado em três secretarias municipais, a partir da criação de software de gestão do território, com interface pública e privada. Será uma ferramenta de gestão, planejamento e execução de operações urbanas, com visão ampla das ações planejadas e em andamento na cidade.