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Barco Solar - Viabilidade técnica e financeira da operação de barco solar no Capibaribe.

Construção de um conjunto de barcos solares e o desenvolvimento de operação do serviço de travessia, garantindo a sustentabilidade financeira. A implantação do sistema permite o fluxo de pessoas entre as margens, integrando os espaços públicos, ampliando a oferta de transportes, ao oferecer proximidade de mais linhas de ônibus, por exemplo, e, principalmente, reduzindo a distância que precisa ser percorrida atualmente para ir de um lado ao outro da margem. Espera-se realizar a reintrodução do modo hidroviário na cidade como um meio de transporte alternativo e sustentável, testar a tecnologia fotovoltaica aplicada ao barco de transporte,

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS

Desafios OICS

  • Acesso à e na cidade
  • Descarbonização do transporte

Eixos PCS

  • MELHOR MOBILIDADE, MENOS TRÁFEGO

Palavras-chave

  • Barco Solar
  • Energia solar
  • Transporte

Atores

Porto Digital

terceiro-setor

ARIES

terceiro-setor

Prefeitura do Recife

governamental

Fornecedores

iniciativa-privada

Aika Empresarial

iniciativa-privada

Orbe Design

iniciativa-privada

Arbo Design

Público beneficiado

População da Cidade do Recife.

Processo de articulação

Diagnóstico participativo proporcionou no início do projeto a mudança de local inicialmente estipulado. A partir da mudança houve uma nova escuta para entender a realidade do novo local bem como escuta dos barqueiros que iriam poder usufruir / trabalhar na área. A prefeitura desde início foi envolvida para entender como seria a governança.

Investimento necessário

de-100-ate-500-mil

Especificação dos valores

    Estudo de viabilidade econômico financeiro: R$84.625,00 Design do serviço, pesquisas qualitativas e quantitavas, rodadas de co-criação e estimativa de oferta do serviço: R$80.083,47 Empresa de design responsável por iniciar o projeto do Barco Solar: R$175.687,50

Piloto

Período de implementação

Início 2019-11-01T03:00:00.000Z

Finalização 2022-08-31T03:00:00.000Z

País

Brasil

Estado/província

Pernambuco

município

Recife

bairro

Localização

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Detalhes

O trabalho foi dividido em 3 partes: - No primeiro momento foi feita uma escuta para entender a demanda / oferta dos modais. Havia uma carência do modal fluvial. Foi contratada uma empresa para entender a jornada de uso, redefinição da rota, o caminho para estação de chegada, como seria a compra do ticket , tempo de espera, embarque, píer, perfil de atuação dos barqueiros, modelo de contratação dos barqueiros , possíveis cenários de governança e os comparativos entre os cenários de governança; - No segundo momento foi realizado um estudo de viabilidade econômico financeira de serviços, para elaboração de análise de viabilidade, demanda, receita, oferta e custos para definição do modelo de negócio sustentável para operação do serviço do barco solar. Na ocasião foram apresentadas 6 possibilidades de modelo; - No terceiro momento contratada a empresa para desenvolver projeto executivo de embarcação movida à energia elétrica fotovoltaica para o transporte de passageiros na Cidade do Recife. Serviço especializado em design de produto e soluções de engenharia naval para o desenvolvimento de projeto executivo de embarcação movida à energia elétrica fotovoltaica para o transporte de 12 passageiros.
Para diminuir a distância entre os bairros do parnamirim e Iputinga . As pessoas levaram uma média de 2h de ônibus para fazer esta travessia, de barco ela duraria em média 20 min. Também para oferecer mais uma forma de modal para a cidade.

Benefícios

Sociais

Encurtar distância entre a Iputinga e a Vila Vintém; Se implementado, o barco solar favorece o acesso a serviços e opções de lazer em outros bairros.

Ambientais

Se implementado, torna-se um modo ambientalmente sustentável de navegar; Se implementado, a reconexão com o rio e a vivência diária da travessia de barco auxilia no cuidado com a natureza local; Inaugura um meio de transporte sustentável e estruturado; Aproxima a população do Rio; Possibilitar a locomoção com emissão de baixo ou zero carbono.

Econômicos

Redução no tempo de deslocamento para o trabalho.

Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Este piloto contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

O piloto foi pensado com a operação do barco 100% movido à energia solar, reduzindo o impacto GEE das pessoas que utilizaram carro ou ônibus e ganhariam a possibilidade de um novo modal.

Informações sobre o processo

0 meses para implementar

0 meses para obter retorno

Fatores de sucesso

Sociais

Durante todo o processo foi realizado um diálogo constante com a sociedade. Moradores dos bairros que receberiam o piloto foram entrevistados e puderam contribuir por meio de pesquisas e rodadas de cocriação com a construção do piloto. Os barqueiros que já realizavam a travessia também foram ouvidos, e suas contribuições somadas ao processo. Durante a etapa de design foram realizadas oficinas em escolas da região e associação de moradores. Os atores técnicos e legais também tiveram momentos específicos de debate e contribuição. Todo esse processo de ideação e cocriação foi essencial para se chegar ao entendimento de qual era a expectativa acerca do piloto.

Ambientais

O Barco Solar tem como premissa a utilização de energia limpa e renovável. O trajeto definido e levado em consideração no momento da construção do modelo de negócio foi pensado em conjunto com a comunidade e tido com o que mais reduzia o impacto dos Gases de Efeito Estufa, tendo em vista que a locomação das pessoas de uma margem do rio para a outra era realizada prioritariamente por transporte público.

Econômicos

O piloto tinha como objetivo coexistir com os barqueiros que já realizavam travessias de uma margem para a outra em diversos ponto do rio, chamando atenção para o modal e estimulando o seu uso. O acesso a outra margem uma vez facilitado permite a ampliação do acesso aos serviços em novos bairros.

Políticos

Investimento em qualidade da cidade para a população. O rio Capibaribe faz parte da cultura da cidade e é a liga de bairros distintos. O piloto lançou um olhar sob o rio, e reacendeu o debate acerca de políticas ligadas ao mesmo.

Possíveis complicações

Fraquezas do piloto

As três etapas do piloto caminharam em momentos distintos, o que não permitiu a mitigação de alguns erros ou validação de algumas ideias antes de seguir para a próxima etapa. Os profissionais com domínio técnico poderiam ter se reunido ainda numa fase de ideação do projeto, prototipar em baixa escala por exemplo daria a possibilidade de prever certos pontos que foram identificados apenas após a execução de algumas etapas. Os estudos realizados pelas empresas contratadas demonstraram haver interesse e demanda da população em utilizar o modal. Assim como uma restrição no valor que pagariam pela passagem. Entretanto, a quantidade de barcos necessárias para gerar oferta suficiente para atender a demandar e alcançar a sustentabilidade financeira diante o valor que a população poderia pagar se mostrol impraticável. No momento em que o barco estava sendo projetado as baterias que armazenavam a energia gerada pelas placas solares não se mostraram eficientes, pois necessitavam de sucessivas cargas durante o dia, tornando o barco ocioso durante parte do dia e reduzindo bruscamente o número de viagens ofertadas. A solução de utilizar um motor auxiliar movido a energia fóssil ia de encontro às premissas do projetos e o valor necessário para sustentar o serviço com as poucas viagens que ele ofereceria afastaria o público interessado em utilizar o modal. Além dos fatores colocados, um dos principais desafios do piloto era o arranjo de uma governança eficiente, que incluísse a população local e garantisse a operação sustentável do projeto. A necessidade de um capital de giro inicial por exemplo também foi um entrave.

Ameaças a este projeto

Responsabilidade da Operação Viabilidade financeira para manter o custo acessível Não integração ao sibtema formal de transporte municipal e necessidade de subsídios

Soluções

Soluções encontradas

Adaptabilidade

Contribuição para políticas públicas

Referências e contatos da informação

  • Coordenadora do Corredor Verde
  • Pierre-André Martin - Embya - Paisagens e Ecossistemas - empresa responsável pelo projeto paisagístico

Anexos

  • Anexo 10_Tabelas e Figuras Resultados Template Estabilização de Metais no Solo.docx

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  • Anexo 08_Tabela 4 Template de Fitorremediação Exp 01.pdf

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