Detalhe Recife

Recife
Construção de um conjunto de barcos solares e o desenvolvimento de operação do serviço de travessia, garantindo a sustentabilidade financeira. A implantação do sistema permite o fluxo de pessoas entre as margens, integrando os espaços públicos, ampliando a oferta de transportes, ao oferecer proximidade de mais linhas de ônibus, por exemplo, e, principalmente, reduzindo a distância que precisa ser percorrida atualmente para ir de um lado ao outro da margem. Espera-se realizar a reintrodução do modo hidroviário na cidade como um meio de transporte alternativo e sustentável, testar a tecnologia fotovoltaica aplicada ao barco de transporte,
Desafios OICS
- Acesso à e na cidade
- Descarbonização do transporte
Eixos PCS
- MELHOR MOBILIDADE, MENOS TRÁFEGO
Palavras-chave
Atores
Porto Digital
terceiro-setor
ARIES
terceiro-setor
Prefeitura do Recife
governamental
Fornecedores
iniciativa-privada
Aika Empresarial
iniciativa-privada
Orbe Design
iniciativa-privada
Arbo Design
Público beneficiado
População da Cidade do Recife.
Processo de articulação
Diagnóstico participativo proporcionou no início do projeto a mudança de local inicialmente estipulado. A partir da mudança houve uma nova escuta para entender a realidade do novo local bem como escuta dos barqueiros que iriam poder usufruir / trabalhar na área. A prefeitura desde início foi envolvida para entender como seria a governança.
Investimento necessário
de-100-ate-500-mil
Especificação dos valores
-
Estudo de viabilidade econômico financeiro: R$84.625,00
Design do serviço, pesquisas qualitativas e quantitavas, rodadas de co-criação e estimativa de oferta do serviço: R$80.083,47
Empresa de design responsável por iniciar o projeto do Barco Solar: R$175.687,50
Piloto
Período de implementação
Início 2019-11-01T03:00:00.000Z
Finalização 2022-08-31T03:00:00.000Z
País
Brasil
Estado/província
Pernambuco
município
Recife
bairro
Localização
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Detalhes
Benefícios
Sociais
Encurtar distância entre a Iputinga e a Vila Vintém; Se implementado, o barco solar favorece o acesso a serviços e opções de lazer em outros bairros.
Ambientais
Se implementado, torna-se um modo ambientalmente sustentável de navegar; Se implementado, a reconexão com o rio e a vivência diária da travessia de barco auxilia no cuidado com a natureza local; Inaugura um meio de transporte sustentável e estruturado; Aproxima a população do Rio; Possibilitar a locomoção com emissão de baixo ou zero carbono.
Econômicos
Redução no tempo de deslocamento para o trabalho.
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Este piloto contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
O piloto foi pensado com a operação do barco 100% movido à energia solar, reduzindo o impacto GEE das pessoas que utilizaram carro ou ônibus e ganhariam a possibilidade de um novo modal.
Informações sobre o processo
0 meses para implementar
0 meses para obter retorno
Imagens
Fatores de sucesso
Sociais
Durante todo o processo foi realizado um diálogo constante com a sociedade. Moradores dos bairros que receberiam o piloto foram entrevistados e puderam contribuir por meio de pesquisas e rodadas de cocriação com a construção do piloto. Os barqueiros que já realizavam a travessia também foram ouvidos, e suas contribuições somadas ao processo. Durante a etapa de design foram realizadas oficinas em escolas da região e associação de moradores. Os atores técnicos e legais também tiveram momentos específicos de debate e contribuição. Todo esse processo de ideação e cocriação foi essencial para se chegar ao entendimento de qual era a expectativa acerca do piloto.
Ambientais
O Barco Solar tem como premissa a utilização de energia limpa e renovável. O trajeto definido e levado em consideração no momento da construção do modelo de negócio foi pensado em conjunto com a comunidade e tido com o que mais reduzia o impacto dos Gases de Efeito Estufa, tendo em vista que a locomação das pessoas de uma margem do rio para a outra era realizada prioritariamente por transporte público.
Econômicos
O piloto tinha como objetivo coexistir com os barqueiros que já realizavam travessias de uma margem para a outra em diversos ponto do rio, chamando atenção para o modal e estimulando o seu uso. O acesso a outra margem uma vez facilitado permite a ampliação do acesso aos serviços em novos bairros.
Políticos
Investimento em qualidade da cidade para a população. O rio Capibaribe faz parte da cultura da cidade e é a liga de bairros distintos. O piloto lançou um olhar sob o rio, e reacendeu o debate acerca de políticas ligadas ao mesmo.
Possíveis complicações
Fraquezas do piloto
As três etapas do piloto caminharam em momentos distintos, o que não permitiu a mitigação de alguns erros ou validação de algumas ideias antes de seguir para a próxima etapa. Os profissionais com domínio técnico poderiam ter se reunido ainda numa fase de ideação do projeto, prototipar em baixa escala por exemplo daria a possibilidade de prever certos pontos que foram identificados apenas após a execução de algumas etapas. Os estudos realizados pelas empresas contratadas demonstraram haver interesse e demanda da população em utilizar o modal. Assim como uma restrição no valor que pagariam pela passagem. Entretanto, a quantidade de barcos necessárias para gerar oferta suficiente para atender a demandar e alcançar a sustentabilidade financeira diante o valor que a população poderia pagar se mostrol impraticável. No momento em que o barco estava sendo projetado as baterias que armazenavam a energia gerada pelas placas solares não se mostraram eficientes, pois necessitavam de sucessivas cargas durante o dia, tornando o barco ocioso durante parte do dia e reduzindo bruscamente o número de viagens ofertadas. A solução de utilizar um motor auxiliar movido a energia fóssil ia de encontro às premissas do projetos e o valor necessário para sustentar o serviço com as poucas viagens que ele ofereceria afastaria o público interessado em utilizar o modal. Além dos fatores colocados, um dos principais desafios do piloto era o arranjo de uma governança eficiente, que incluísse a população local e garantisse a operação sustentável do projeto. A necessidade de um capital de giro inicial por exemplo também foi um entrave.
Ameaças a este projeto
Responsabilidade da Operação Viabilidade financeira para manter o custo acessível Não integração ao sibtema formal de transporte municipal e necessidade de subsídios
Soluções
Soluções encontradas
Adaptabilidade
Contribuição para políticas públicas
Referências e contatos da informação
- Coordenadora do Corredor Verde
- Pierre-André Martin - Embya - Paisagens e Ecossistemas - empresa responsável pelo projeto paisagístico