Artigo Pilotos Recife

Recife
Pilotos

Recife

Desenvolvimento do 'Integrated Management System' (IMS), sistema de gerenciamento integrado e georreferenciado para auxilar a tomada de decisão do poder público.

Consiste em um sistema de gerenciamento integrado, georreferenciado, que permite a normalização dos dados extraídos dos sistemas atualmente utilizados pelas secretarias, para que passem a pertencer a uma mesma base de dados; a verificação das ações das secretarias com relação à conformidade com a lei e diretrizes vigentes e colaboração para o planejamento da cidade e a disponibilização dos dados de acordo com as melhores práticas de dados abertos mundiais.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS

Eixos PCS

  • GESTÃO LOCAL PARA A SUSTENTABILIDADE
  • GOVERNANÇA

Palavras-chave

  • Dados
  • Planejamento Urbano

Atores

ARIES

terceiro-setor

Porto Digital

terceiro-setor

Fornecedores

organismos-multilaterais

Softex

iniciativa-privada

Daniel Queiroz

Público beneficiado

Tomadores de decisão da Prefeitura do Recife.

Processo de articulação

Processo de apresentação do IMS aos diversos atores das secretarias do Recife. Ver a necessidade de cada secretaria e adequar ao projeto. Definir desde o começo a governança do sistema, para que a secretaria escolhida possa ficar à frente do processo junto aos responsáveis.

Investimento necessário

de-1-ate-5-milhao

Especificação dos valores

    Especialista em desenvolvimento de software: R$22.200,00 Bolsa de pesquisa dos desenvolvedores e designers: R$866.690,00

Piloto

Período de implementação

Início 2022-10-24T03:00:00.000Z

Finalização 2023-06-30T03:00:00.000Z

País

Brasil

Estado/província

Pernambuco

município

Recife

bairro

Localização

Clique na imagem para ampliar

Detalhes

Desenvolvimento de um sistema de gerenciamento integrado, georreferenciado, para permitir uma melhor identificação de oportunidades de ação, intervenção e planejamento integrados pela visualização conjunta espacial dos planos e projetos dos órgãos envolvidos na cidade, melhor uso dos recursos públicos e o desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas.
A necessidade dos sistema foi percebida a partir da diversidade de sistemas e ferramentas de gestão existentes e falta de integração entre os mesmos, resultando na sobreposição de ações e tomadas de decisão contraditórias. Ainda existem atualmente dados não georreferenciados que, sendo visualizados no território em um sistema unificado de referência geográfica, permitiriam uma melhor identificação de oportunidades de ação, intervenção e planejamento integrados pela visualização conjunta espacial dos planos e projetos dos órgãos envolvidos, melhor uso dos recursos públicos e o desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas, promovendo a melhoria na gestão da cidade.

Benefícios

Sociais

O objetivo do sistema é melhorar o processo de planejamento urbano ambiental da cidade, permitindo uma gestão mais eficiente, que proporciona benefícios sociais no que diz respeito, sobretudo à qualidade de vida.

Ambientais

A melhora do planejamento urbano tem como consequência uma série de benefícios ambientais indiretos, uma vez que permite uma gestão mais eficiente e acertada.

Econômicos

A visualização georreferenciada dos diversos projetos desenvolvidos na cidade permite um planejamento eficaz dos recursos públicos, não permitindo por exemplo que uma secretária realize uma intervenção numa área onde já tem outra planejada para ocorrer, permitindo portanto coordenação de ações, intervenções e planejamento.

Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Este piloto contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

Informações sobre o processo

24 meses para implementar

0 meses para obter retorno

Realização de benchmarking de experiências exitosas em outros municípios; Construção de uma equipe técnica de desenvolvedores, designers e gestores, todos receberam bolsas de pesquisa pela Associação para Promoção da Excelência do Software - Softex, sendo o objeto de pesquisa e desenvolvimento o IMS; Identificação das secretarias/autarquias que serão abarcadas na fase inicial da operação do IMS; Alinhamento do produto IMS com as principais partes interessadas; Desenvolvimento do IMS;

Fatores de sucesso

Sociais

N/A

Ambientais

A escolha da Secretaria do Parque Capibaribe como ponto focal para desenvolvimento do sistema foi de suma importância do aspecto ambiental, tendo em vista que a secretaria está a frente de um dos principais projeto ligados a temática de meio ambiente na cidade.

Econômicos

N/A

Políticos

Buscar apenas as instituições interessadas na utilização do sistema como pontos focais para o levantamento de requisitos. O sistema precisa ter aprovação do(a) prefeito (a) para que as secretarias possam enfrentar o desafio como prioridade.

Possíveis complicações

Fraquezas do piloto

Presença de barreiras na definição de pontos focais na PCR, comprometendo a etapa de levantamento de requisitos.

Ameaças a este projeto

Baixa disponibilidade de dados, a não utilização do sistema pela Prefeitura do Recife e a falta da manutenção necessária para manter a plataforma funcional e ativa.

Soluções

Soluções encontradas

Ampliar a conexão da Prefeitura com o projeto, estabelecendo um contato direto e constante com as secretarias interessadas.

Adaptabilidade

O IMS já foi projetado para ter escalabilidade, de modo que a sua implantação em outro contexto. O projeto foi pensado para que o seu código-fonte seja disponibilizado e replicado.

Contribuição para políticas públicas

O projeto é voltado especificamente para o contexto de planejamento inteligente, em que as decisões são tomadas a partir do monitoramento e análise de dados espacializados. Sendo assim, o IMS promove a prática da utilização e análise de dados na concepção de ações e de políticas públicas

Referências e contatos da informação

  • Coordenadora do Corredor Verde
  • Pierre-André Martin - Embya - Paisagens e Ecossistemas - empresa responsável pelo projeto paisagístico

Anexos

  • Anexo 10_Tabelas e Figuras Resultados Template Estabilização de Metais no Solo.docx

    Download
  • Anexo 08_Tabela 4 Template de Fitorremediação Exp 01.pdf

    Download