Artigo Pilotos Recife

Recife
Pilotos

Recife

Desenvolvimento de estudos para identificação e entendimento da viabilidade financeira para desenvolvimento de um mercado de carbono na cidade do Recife-PE.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS

Desafios OICS

  • Economia circular
  • Descarbonização energética
  • Descarbonização do transporte
  • Metabolismo urbano efetivo
  • Mudança climática e resiliência

Eixos PCS

  • DO LOCAL PARA O GLOBAL
  • GESTÃO LOCAL PARA A SUSTENTABILIDADE
  • PLANEJAMENTO E DESENHO URBANO

Palavras-chave

  • Mercado de Carbono
  • GEE

Atores

Prefeitura do Recife

governamental

ARIES

terceiro-setor

Porto Digital

terceiro-setor

Fornecedores

iniciativa-privada

Ecosecurities

Público beneficiado

População da Cidade do Recife

Processo de articulação

Prefeitura da Cidade do Recife participou ativamente no desenvolvimento dos produtos, inclusive participando da análise e validação, bem como na articulação de atores necessários para eventuais consultas.

Investimento necessário

de-50-ate-100-mil

Especificação dos valores

    R$ 82.240,00 - Análise de viabilidade da cidade do Recife-PE, levantamento do potencial de demanda e oferta, recomendações sobre a viabilidade.

Piloto

Período de implementação

Início 2022-02-17T03:00:00.000Z

Finalização 2022-09-15T03:00:00.000Z

País

Brasil

Estado/província

Pernambuco

município

Recife

bairro

Localização

Clique na imagem para ampliar

Detalhes

Estudo e diagnóstico dos potenciais de oferta e demanda de créditos de carbono na cidade do Recife, sobretudo nos setores que são chave para a redução de emissões de GEE e os que tenham grande passivo ambiental para compensar, envolvendo também créditos oriundos de soluções baseadas na natureza (SbN).
A cidade do Recife-PE tem sido pioneira nas agendas de mitigação (redução de gases de efeito estufa) e redução de riscos para sociedade e economia através de legislações, planos e ações estratégicas. A criação do Mercado de Carbono do Recife-PE apresenta-se como uma possibilidade de contribuir de forma direta com a meta da cidade em alcançar a neutralidade de Carbono até 2050, além de estar em consonância com o PLAC (Plano Local de Ação Climática do Recife) e agregar ainda mais valor ao PASR (Plano de Adaptação Setorial do Recife), sobretudo no setor de Economia, um dos eixos do PASR, que se encontra em fase de elaboração.

Benefícios

Sociais

A possibilidade da cidade do Recife implantar um mercado irá contribuir para a ampliação das áreas verdes do município, e consequentemente na qualidade de vida urbana;

Ambientais

A possibilidade da cidade do Recife implantar um mercado irá contribuir diretamente no contexto ambiental, no que se refere à redução das emissões de gases de efeito estuda

Econômicos

O mercado de carbono fornece a possibilidade de obter recursos financeiros a partir da certificação e venda de créditos de carbonos, de forma a viabilizar a execução de projetos e contribuir para a autonomia financeira do município. Permite o fortalecimento da economia local e da economia de baixo carbono, colaborando com a agenda de mitigação e adaptação às mudanças climáticas com a participação dos setores produtivos (iniciativa privada) e outras esferas de Poder nas negociações dos créditos, além da possibilidade de receber negociações internacionais.

Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Este piloto contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

A plena implementação do Mercado de Carbono será uma ação inédita e reforçará o protagonismo da cidade do Recife-PE (nacional e internacionalmente) nas discussões de alto nível e adoção de ações de enfrentamento à mudança do clima, alinhando-se às metas de reduções de emissões de GEE e estabilização do aquecimento global pactuadas no âmbito do Acordo de Paris;

Informações sobre o processo

7 meses para implementar

0 meses para obter retorno

Após o kick-off, realizou-se levantamento de informações, abordando dois eixos principais, sendo: Eixo oferta: informações públicas sobre a cobertura vegetal e dinâmica de perda e recuperação de biomassa; Eixo demanda: informações públicas sobre inventário da cidade, plano de descarbonização, entre outras que se façam necessárias para a análise. Posteriormente foi analisado o potencial de oferta de créditos de carbono de soluções baseadas na natureza, o potencial de demanda de créditos de carbono pelos estabelecimentos comerciais, públicos e industriais. A partir das análises forneceu-se recomendações e orientações para a Prefeitura visando oferta e engajamento em mercados de carbono.

Fatores de sucesso

Sociais

N/A

Ambientais

N/A

Econômicos

N/A

Políticos

Atuação direta da Secretaria de Meio Ambiente do Recife no acompanhamento do Piloto; Alinhamento do piloto com ações já desenvolvidas pela Cidade do Recife.

Possíveis complicações

Fraquezas do piloto

Não foram realizados diálogos com outros atores-chave que poderiam contribuir para o piloto;

Ameaças a este projeto

O piloto consiste na primeira etapa dos estudos necessários para a implantação de um mercado de carbono em Recife. Sendo assim, uma eventual ameaça pode ser a não continuidade dos estudos e ações por parte da Prefeitura.

Soluções

Soluções encontradas

Ampliar as discussões com outros atores-chave potencialmente interessados no desenvolvimento do projeto.

Adaptabilidade

A existência de um banco de dados com informações municipais referentes aos respectivos inventários de emissões, florestas nativas, sistemas florestais e manguezais.

Contribuição para políticas públicas

O piloto possui alta aderência com o desenho de políticas públicas, sobretudo na dimensão ambiental, uma vez que faz todo um diagnóstico da demanda e oferta em relação ao alcance da neutralidade de carbono.

Referências e contatos da informação

  • Coordenadora do Corredor Verde
  • Pierre-André Martin - Embya - Paisagens e Ecossistemas - empresa responsável pelo projeto paisagístico

Anexos

  • Anexo 10_Tabelas e Figuras Resultados Template Estabilização de Metais no Solo.docx

    Download
  • Anexo 08_Tabela 4 Template de Fitorremediação Exp 01.pdf

    Download