Detalhe Recife

Recife
Desenvolvimento de estudos para identificação e entendimento da viabilidade financeira para desenvolvimento de um mercado de carbono na cidade do Recife-PE.
Desafios OICS
- Economia circular
- Descarbonização energética
- Descarbonização do transporte
- Metabolismo urbano efetivo
- Mudança climática e resiliência
Eixos PCS
- DO LOCAL PARA O GLOBAL
- GESTÃO LOCAL PARA A SUSTENTABILIDADE
- PLANEJAMENTO E DESENHO URBANO
Palavras-chave
Atores
Prefeitura do Recife
governamental
ARIES
terceiro-setor
Porto Digital
terceiro-setor
Fornecedores
iniciativa-privada
Ecosecurities
Público beneficiado
População da Cidade do Recife
Processo de articulação
Prefeitura da Cidade do Recife participou ativamente no desenvolvimento dos produtos, inclusive participando da análise e validação, bem como na articulação de atores necessários para eventuais consultas.
Investimento necessário
de-50-ate-100-mil
Especificação dos valores
-
R$ 82.240,00 - Análise de viabilidade da cidade do Recife-PE, levantamento do potencial de demanda e oferta, recomendações sobre a viabilidade.
Piloto
Período de implementação
Início 2022-02-17T03:00:00.000Z
Finalização 2022-09-15T03:00:00.000Z
País
Brasil
Estado/província
Pernambuco
município
Recife
bairro
Localização
Clique na imagem para ampliar
Detalhes
Benefícios
Sociais
A possibilidade da cidade do Recife implantar um mercado irá contribuir para a ampliação das áreas verdes do município, e consequentemente na qualidade de vida urbana;
Ambientais
A possibilidade da cidade do Recife implantar um mercado irá contribuir diretamente no contexto ambiental, no que se refere à redução das emissões de gases de efeito estuda
Econômicos
O mercado de carbono fornece a possibilidade de obter recursos financeiros a partir da certificação e venda de créditos de carbonos, de forma a viabilizar a execução de projetos e contribuir para a autonomia financeira do município. Permite o fortalecimento da economia local e da economia de baixo carbono, colaborando com a agenda de mitigação e adaptação às mudanças climáticas com a participação dos setores produtivos (iniciativa privada) e outras esferas de Poder nas negociações dos créditos, além da possibilidade de receber negociações internacionais.
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Este piloto contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
A plena implementação do Mercado de Carbono será uma ação inédita e reforçará o protagonismo da cidade do Recife-PE (nacional e internacionalmente) nas discussões de alto nível e adoção de ações de enfrentamento à mudança do clima, alinhando-se às metas de reduções de emissões de GEE e estabilização do aquecimento global pactuadas no âmbito do Acordo de Paris;
Informações sobre o processo
7 meses para implementar
0 meses para obter retorno
Imagens
Fatores de sucesso
Sociais
N/A
Ambientais
N/A
Econômicos
N/A
Políticos
Atuação direta da Secretaria de Meio Ambiente do Recife no acompanhamento do Piloto; Alinhamento do piloto com ações já desenvolvidas pela Cidade do Recife.
Possíveis complicações
Fraquezas do piloto
Não foram realizados diálogos com outros atores-chave que poderiam contribuir para o piloto;
Ameaças a este projeto
O piloto consiste na primeira etapa dos estudos necessários para a implantação de um mercado de carbono em Recife. Sendo assim, uma eventual ameaça pode ser a não continuidade dos estudos e ações por parte da Prefeitura.
Soluções
Soluções encontradas
Ampliar as discussões com outros atores-chave potencialmente interessados no desenvolvimento do projeto.
Adaptabilidade
A existência de um banco de dados com informações municipais referentes aos respectivos inventários de emissões, florestas nativas, sistemas florestais e manguezais.
Contribuição para políticas públicas
O piloto possui alta aderência com o desenho de políticas públicas, sobretudo na dimensão ambiental, uma vez que faz todo um diagnóstico da demanda e oferta em relação ao alcance da neutralidade de carbono.
Referências e contatos da informação
- Coordenadora do Corredor Verde
- Pierre-André Martin - Embya - Paisagens e Ecossistemas - empresa responsável pelo projeto paisagístico