Detalhe Recife

Recife
Ferramenta para acompanhamento e monitoramento da aplicação do Plano Recife 500 Anos, através de indicadores da cidade para que seja possível possível monitorá-los a longo prazo.
Eixos PCS
- DO LOCAL PARA O GLOBAL
- GESTÃO LOCAL PARA A SUSTENTABILIDADE
- GOVERNANÇA
- PLANEJAMENTO E DESENHO URBANO
Palavras-chave
Atores
Prefeitura da cidade do Recife
governamental
ARIES
terceiro-setor
Porto Digital
terceiro-setor
Fornecedores
iniciativa-privada
Falcon
iniciativa-privada
Facta
Público beneficiado
População e Prefeitura da cidade do Recife.
Processo de articulação
Identificação do alinhamento entre a estratégia de desenvolvimento do Plano Recife 500 Anos com os ODS e os indicadores da ISO 37120. Identificação dos indicadores e projeção das metas anuais até 2037; Definição dos indicadores que serão inseridos na primeira versão do Painel (26 indicadores); Desenvolvimento do Produto Mínimo Viável do framework; Definição de requisitos de infraestrutura para o painel de indicadores; Apresentação para PCR para ajustes a serem realizados e Painel de indicadores funcionando.
Investimento necessário
de-50-ate-100-mil
Especificação dos valores
-
R$ 99.500,00 - Desenvolvimento e instalação do sistema de monitoramento de indicadores.
Piloto
Período de implementação
Início 2020-10-15T03:00:00.000Z
Finalização 2022-04-18T03:00:00.000Z
País
Brasil
Estado/província
Pernambuco
município
Recife
bairro
Localização
Clique na imagem para ampliar
Detalhes
Benefícios
Sociais
Ao passo que os indicadores sociais demonstrarem a evolução ou involução estará pública a informação e medidas cabíveis poderão ser tomadas e cobradas de acordo com as metas estipuladas e ali expostas. A gestão dos indicadores contribui diretamente no controle social das iniciativas da gestão municipal, apontando cenários e dando visibilidade a metas de longo prazo da cidade; A ferramenta de monitoramento permite realizar análise de dados sociais da cidade do Recife em diversas áreas.
Ambientais
A ferramenta aponta cenários dando visibilidade a metas ambientais de longo prazo, permitindo conhecimento e acompanhamento dos gestores públicos e da população.
Econômicos
A ferramenta permite visualizar crescimento de indicadores que aponte potencialidades econômicas do Recife, permitindo o monitoramento e a análise de dados de desenvolvimento econômico da cidade do Recife em diversas áreas.
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Este piloto contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Colaborando com a eficiência da gestão pública na tomada de decisões.
Informações sobre o processo
16 meses para implementar
0 meses para obter retorno
Imagens
Fatores de sucesso
Sociais
A ferramenta é fundamental para o recifense realizar cobranças e acompanhar o desenvolvimento da cidade, para que o Recife se torne a cidade do futuro, conforme as diretrizes do Plano Recife 500 Anos. Identificar as atividades críticas, definir e acompanhar planos de ação para essas atividades; Aprimorar o processo de planejamento, controle e monitoramento das atividades, assim como o reporte do cronograma para avaliação de prazo e também do acompanhamento da execução;
Ambientais
Indicadores referentes ao meio ambiente atrelados a estratégia do Plano Recife 500 Anos, colaborando para a execução de políticas ambientais alinhadas ao Plano.
Econômicos
Indicadores referentes ao desenvolvimento econômico atrelados a estratégia do Plano Recife 500 Anos.
Políticos
Constante alinhamento junto à instituição (Prefeitura do Recife) para atender aos requisitos e aprimoramentos conforme considerações do projeto; Criação de uma governança estruturada com a PCR, de forma que existam reuniões periódicas e pautas definidas, para alinhamentos e tomada de decisão conjuntas; Ter sido pautado em indicadores mundialmente reconhecidos: ODS, Indicadores ISO 37120, Indicadores Cidades Sustentáveis (PCS), Indicadores WCCD; Proposição e desenvolvimento de ferramenta de acompanhamento, mas também de publicidade dos principais indicadores de desenvolvimento da cidade; Definição de metas de referência para cada indicador com o horizonte temporal de 2037.
Possíveis complicações
Fraquezas do piloto
Ausência da cultura da tomada de decisão baseada em dados; Frequência da atualização das bases de dados; Carência de dados secundários; Não utilização de metas parciais ao longo do período observado (até 2037); Verificar como se dá a atualização constante do sistema e de que forma está acessível.
Ameaças a este projeto
Interpretação das metas como ponto de chegada e não guia de referência e comparação (algo a ser superado); Outros painéis de indicadores; Não utilização do painel de indicadores pelos tomadores de decisão na Prefeitura; Com o aumento do volume de usuários e entrega do piloto podem surgir problemas técnicos da plataforma, como indisponibilidade e erros ao navegar Plataforma ficar obsoleta;
Soluções
Soluções encontradas
Sensibilização dos agentes públicos que irão usar o painel de indicadores; Adaptação das metas de longo prazo apenas para o ano final (2037); Contratação de servidor com disponibilidade 24/7 e suporte 24hs.
Adaptabilidade
Carência de mecanismos que auxiliem o tomador de decisão, facilitando que o piloto seja adotado por gestores públicos que desejam tomar decisões baseada em dados e acompanhar indicadores. Sensibilização prévia de stakeholders no que diz respeito a cultura de monitoramento e longo prazo; Base de dados consolidada e frequentemente atualizada; Motivação em tomar decisão pautada em dados e indicadores.
Contribuição para políticas públicas
Monitorar e analisar dados vivos sobre a capital pernambucana são atividades essenciais para conduzir o planejamento e a gestão da cidade, a ferramenta também é fundamental para o recifense realizar cobranças e acompanhar o desenvolvimento da cidade, para que o Recife se torne a cidade do futuro, conforme as diretrizes do Plano Recife 500 Anos.
Referências e contatos da informação
- Coordenadora do Corredor Verde
- Pierre-André Martin - Embya - Paisagens e Ecossistemas - empresa responsável pelo projeto paisagístico