Detalhe Recife

Recife
O objetivo geral é criar novos eixos de travessias de mobilidade ativa ao longo do Rio Capibaribe, piloto dará início a um conjunto de passarelas previsto pelo Parque Capibaribe, estimulando a mobilidade ativa, a adoção de novos hábitos para diminuição da emissão de CO2 e a ampliação da conexão entre bairros e comunidades, melhorando o acesso a oportunidades e serviços através de passarelas exclusivas para pedestres, ciclistas e outros modais ativos.
Desafios OICS
- Acesso à e na cidade
- Mobilidade não-motorizada
- Descarbonização do transporte
Eixos PCS
- MELHOR MOBILIDADE, MENOS TRÁFEGO
- PLANEJAMENTO E DESENHO URBANO
Palavras-chave
Atores
ARIES
terceiro-setor
Porto Digital
terceiro-setor
Prefeitura do Recife
governamental
Fornecedores
terceiro-setor
JW Arquitetura
iniciativa-privada
JW Arquitetura
Público beneficiado
População da Cidade do Recife.
Processo de articulação
Após a decisão de não dar continuidade do barco solar, o projeto foi substituído pelo travessias para estimular a mobilidade ativa, a adoção de novos hábitos para diminuição da emissão de CO2 e a ampliação da conexão entre bairros e comunidades . Viabilizado a partir de diretrizes que versam sobre sustentabilidade e planejamento urbano, elementos essenciais do CITinova, o Travessias Capibaribe busca a reinserção do Rio Capibaribe nas dinâmicas do Recife a partir da (re)aproximação dos recifenses a um dos principais corpos d’água da Região Metropolitana. Foi realizado um concurso nacional de passarelas no Recife onde os 3 primeiros colocados foram premiados.
Investimento necessário
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Especificação dos valores
-
ESTUDOS PRELIMINARES R$ 32.484,00
IAB R$ 120.000,00
CONSULTOR R$ 20.000,00
PREMIAÇÕES- 2 lugar R$ 30.000,00
PREMIAÇÕES- 3 lugar R$ 20.000,00
PROJETO + 1 lugar R$ 1.034.880,00
CONSULTORIA - R$ 45.000
Piloto
Período de implementação
Início 2022-08-01T03:00:00.000Z
Finalização 2023-01-31T03:00:00.000Z
País
Brasil
Estado/província
Pernambuco
município
Recife
bairro
Torre
Localização
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Detalhes
Benefícios
Sociais
O piloto foi pensando em uma área com poucas opções de lazer e dificuldade de deslocamento causada pela dificuldade da travessia do rio, portanto um benefício direto é a otimização do deslocamento para mais lazer e serviços, possibilidade que a população acesse com facilidade tudo que é oferecido na outra margem do rio.
Ambientais
Os moradores poderão realizar o trajeto de forma gratuita e sem emissão de carbono, o que antes era realizado principalmente por meio de transporte motorizado. O piloto estimula diretamente a mobilidade ativa, uma vez que oferece travessia para pedestres e bicicletas. A relação diária com o rio também proporciona maior consciência ambiental, sendo importante para uma relação de afeto e cuidado com o meio ambiente.
Econômicos
A otimização do deslocamento dos moradores de uma margem para a outra oferece facilidade para acessar mais lazer, produtos e serviços, tendo impacto direto na economia local dos bairros.
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Este piloto contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
A construção de duas travessias no rio que corta a cidade do Recife ao meio estimula diretamente a mobilidade ativa, oferecendo à população a possibilidade de realizar o trajeto caminhando ou de bicicleta, o que antes era feito de ônibus ou carro.
Informações sobre o processo
18 meses para implementar
0 meses para obter retorno
Imagens
Fatores de sucesso
Sociais
Através da provisão de uma travessia, trazer a possibilidade de integrar socialmente áreas da cidade que hoje são segmentadas pelo rio; As travessias visam costurar e conectar partes da malha urbana dos bairros separados pelo Capibaribe. Nos processos de urbanização da cidade "formal", as construções e usos ao longo de suas margens "viraram as costas" para o Rio, enquanto na cidade autoconstruída as margens do Rio se tornaram espaços de sobrevivência e subsistência. Simbolicamente, o que ele representa enquanto atributo ambiental e paisagístico perdeu força no imaginário dos recifenses uma vez que as relações foram transformadas por estes cenários. As passarelas, mesmo em suas inserções pontuais, oferecerem novas possibilidades de se relacionar afetivamente e culturalmente com as águas, com o mangue e com todo o conjunto paisagístico que só pode ser sentido e percebido através do ato de atravessar.
Ambientais
Reaproximar a população do Rio Capibaribe através da possibilidade de atravessar e de permanecer, reatando os laços afetivos da população com o Rio; Promoção de concursos com tema e diretrizes projetuais voltadas à sustentabilidade, mobilidade ativa e redução de emissões, que pode se tornar um exemplo de boa prática a ser replicada em outros concursos e projetos urbanos; Incentivo ao caminhar e ao uso de modos de transporte não motorizados;
Econômicos
Diminuir os custos com transporte para as pessoas que, atualmente, precisam pagar transporte público ou transporte por aplicativo para chegar nos bairros e espaços da margem oposta; Conectar margens/bairros com população de menor renda e menos acesso à oportunidades com margens/bairros com áreas de maior concentração de renda, empregos e serviços; A instalação de novos espaços públicos nas cabeceiras das passarelas fomenta a economia local pois abre a possibilidade de pensar ocupações temporárias e/ou permanentes relacionadas à economia criativa e solidária, como feiras e eventos culturais.
Políticos
Fomentar a cultura de contratações de projetos públicos por meio da modalidade Concurso (Art. 22 da Lei de Licitações); Incentivar escritórios de Arquitetura e Urbanismo a pensar soluções para a cidade através do Concurso de projeto; O Concurso é um processo de contratação mais democrático e transparente, com ampla divulgação de seus documentos de Base, julgamento e resultados; Estreitamento e aumento da confiança institucional para parcerias entre OS's e prefeituras na elaboração de processos como estes, que vão desde a elaboração conjunta das Bases do Concurso até o licenciamento do projeto executivo.
Possíveis complicações
Fraquezas do piloto
Processo do concurso teve muitos entraves, principalmente por falta de experiências similares.
Ameaças a este projeto
O Projeto Travessias prevê a entrega dos projetos executivos para a construção das passarelas, assim como de todos os estudos necessários para viabilizar a construção. Entretanto, uma ameaça pode ser o fato da prefeitura não conseguir executar as por falta de recursos.
Soluções
Soluções encontradas
Contratar instituição com experiência de outros concursos similares.
Adaptabilidade
Contribuição para políticas públicas
Influencia ao pode público mostrando que é possível realização de um concurso público envolvendo múltiplos parceiros.
Referências e contatos da informação
- Coordenadora do Corredor Verde
- Pierre-André Martin - Embya - Paisagens e Ecossistemas - empresa responsável pelo projeto paisagístico