Artigo Estudos de Caso

Bubble Barrier em Amsterdã

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Técnica de bolha de ar para remoção de lixo em canais e rios urbanos

Holanda

Holanda do Norte()

Metodologia

A organização The Great Bubble Barrier foi vencedora do prêmio Plastic Free Rivers Marathon em 2016, organizado pela empresa holandesa responsável pelo abastecimento de água, PWN, e pela Rijkswaterstaat, órgão responsável pela infraestrutura hidráulica. A proposta vencedora ganhou o direito de realizar um teste piloto no Rio Issel, o rio com fluxo mais rápido da Holanda, em novembro de 2017. Nesse contexto, a Startup foi aceita na aceleradora da União Europeia e a Bubble Barrier ganhou um segundo prêmio, o Our Ocean Challenger, promovido pela indústria marítima para laurear iniciativas sustentáveis. Em janeiro de 2018, por meio de uma plataforma de financiamento coletivo, arrecadou € 55.584, doados por 1.240 pessoas. Em setembro de 2018, venceu o Greencode Lottery Green Challenge, uma das maiores competições de empreendedorismo sustentável do mundo, permitindo que a startup alavancasse o projeto. Dessa forma, em maio de 2019, foram instaladas três unidades da Bubble Barrier na saída do sistema de tratamento de águas residuais de Wervershoof, norte da Holanda, para pesquisar como é o efeito da barreira de bolhas nos microplásticos. A primeira Bubble Barrier, encomendada pela Autoridade Regional de Água Pública de Amstel, Gooi e Vecht e pelo município de Amsterdã, como parte do programa “Água Limpa de Amsterdã”, foi instalada no canal Westerdok, com saída para o Mar do Norte pelo Rio Issel, em novembro de 2019.

Implementação

Atores

Município de Amsterdã

Governamental (de cima para baixo)

Autoridade Regional da Água de Amstel, Gooi e Vecht

Governamental (de cima para baixo)

The Great Bubble Barrier

Institucional/Privada

Governança

A Autoridade Regional de Água Pública de Amstel, Gooi e Vecht e o governo do município de Amsterdã encomendaram o Bubble Barrier da Startup The Great Bubble Barrier com o objetivo de ser instalado no rio Westerdok. A Autoridade Regional da Água de Amstel, Gooi e Vecht é a responsável pelo gerenciamento de água no país, contribuindo para evitar inundações e garantir que haja a quantidade suficiente de água para agricultura, vida urbana e outros fins. Já a The Great Bubble Barrier é uma startup que tem o objetivo de proteger o ecossistema global da poluição de plásticos, preservar e melhorar a qualidade de vida no planeta, buscando soluções que possam reduzir permanentemente a quantidade de plásticos nos oceanos.

Público-alvo

São considerados públicos atingidos a população da cidade de Amsterdã, as cidades vizinhas e, a grosso modo, toda população mundial, em razão de coletar os resíduos sólidos antes de alcançarem o mar.