Artigo Estudos de Caso

Corredor Verde no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Corredores ecológicos e verdes

Brasil

Rio de Janeiro(RJ)

Metodologia

O Programa Mosaico Carioca foi desenvolvido de modo interdepartamental, com a participação de técnicos de diversas secretarias e participação de peritos externos. Para tanto, foram organizados inúmeros eventos para a apresentar o plano do Corredor Verde para diferentes audiências em vários formatos. Vale destacar que a Compensação Ambiental foi a principal fonte de recursos, uma vez que os Jogos Olímpicos de 2016 permitiu e incentivou inúmeros empreendimentos imobiliários e de infraestrutura de transportes que impactaram áreas naturais e suprimiram árvores. A cidade contratou um estúdio de paisagismo urbano e uma de urbanismo para projetar o Corredor Verde. A equipe trabalhou de forma sistêmica, com estudos das diversas e complexas questões socioecológicas locais. E o desenvolvimento do projeto teve uma abordagem inter-escalar e multifuncional.

Implementação

Atores

Secretaria do Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro - Coordenação do Projeto Corredor Verde trecho-piloto da área do Projeto do Corredor Verde

Governamental (de cima para baixo)

Embya – Paisagens e Ecossistemas Responsável pelo Projeto Paisagístico

Institucional/Privada

DEF Projetos - Responsável pelo Projeto Urbanístico

Institucional/Privada

Governança

O Corredor Verde foi desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente da cidade do Rio de Janeiro. Promove ações de educação ambiental junto a moradores e escolas locais. Sua gestão e continuidade dependem do envolvimento de técnicos responsáveis que atuam diretamente nas áreas do Corredor.

Público-alvo

Moradores das áreas do entorno.

Elementos de Replicabilidade

Esse estudo de caso pode ser inspirador para áreas de expansão urbana que tenham áreas remanescentes de ecossistemas nativos, com corpos d’água que possam ser recuperados.

A equipe deve ser capacitada e comprometida com o planejamento, desenvolvimento e gestão do projeto.

É preciso ter conhecimento técnico-científico para que o Corredor Verde possa de fato contribuir para a melhoria ecológica da área, e que possa oferecer mais e melhores serviços ecossistêmicos.

A contribuição de uma equipe interdisciplinar é fundamental.

A população do entorno deve ser educada e conscientizada da importância da implantação e manutenção de corredores verdes multifuncionais para melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar.