Artigo Estudos de Caso

Jardim Vertical no Edifício Residencial Santalaia, em Bogotá

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Jardim vertical

Colômbia

Bogotá()

O Santalaia é um edifício residencial com nove andares situado no extremo leste da densamente povoada capital colombiana de Bogotá, foi construído pela empresa Exacta Proyecto Total que, com a intenção de fazer um jardim vertical no Edifício, procurou a empresa de infraestrutura verde Groncol, uma franqueada da empresa espanhola Paisagismo Urbano, especialista em jardins verticais e detentora da patente do sistema inovador chamado Ecossistemas Verticais. No edifício Santalaia foi feito um jardim vertical que o cobriu completamente com uma exuberante camada de 115.000 plantas de 10 espécies diferentes que se estendem por 3.117 metros quadrados, nas quais incluem-se hebe mini, samambaia de aspargos, alecrim, vincas e spathiphyllum, entre outras, pois a intenção era produzir uma camada verde uniforme com plantas reais composta de 30% de plantas nativas da região. O enorme jardim vertical tem capacidade para produzir anualmente oxigênio para mais de 3.100 pessoas, processar 774 kg de metais pesados, filtrar mais de 2.000 toneladas de gases prejudiciais à saúde e capturar mais de 399.62 kg de poeira. Além disso, ele reduz a temperatura ambiente, diminuindo o efeito da ilha de calor urbana na cidade, neutraliza a pegada de carbono correspondente à 700 pessoas e a parede verde ainda oferece o equivalente à purificação do ar para as emissões de PM de 745 carros. O sistema de irrigação que é composto por mais de 42 estações de irrigação diferentes para hidratar continuadamente as plantas foi um dos maiores desafios a serem instalados, pois incluía o reaproveitamento de água dos chuveiros para a irrigação, então foram instalados sensores de umidade e radiação para otimizar o consumo de água e uma estação de tratamento de água para não haver desperdício (GREENROOFS, 2019).

Custo para Implementação

Informação não disponível

Informação não disponível.

Desafios

  • A cobertura do Edífico Santalaia com plantas ajuda na redução do efeito da ilha de calor urbana, além das 115.000 plantas equivalerem a uma compensação da pegada de carbono para 700 pessoas; os 3.000 m2 de vegetação fornecem oxigênio para 3.000 pessoas; e a enorme parede verde oferece o equivalente à purificação do ar para as emissões de PM de 745 carros(GREENROOFS,2019.

Motivação

A construção tinha como objetivo aumentar o conforto e o bem-estar de seus habitantes, estes deveriam ter a sensação de estarem rodeados de plantas para não se sentirem como se estivessem vivendo em um ambiente urbano denso como o de Bogotá. O projeto foi concebido com o intuito de reduzir os impactos da construção na região e também transformar o entorno, por meio do uso de alternativas ecológicas, aliviando as consequências dos enormes índices de poluição que acometem todos os grandes centros urbanos do mundo, incluindo, Bogotá.

Contexto

Bogotá é a capital e a maior cidade de Colômbia, é o centro político, econômico, administrativo, industrial, artístico, cultural e esportivo do país. É a cidade colombiana com maior número de empresas estrangeiras, um dos fatores que a posicionam como o maior mercado de trabalho de seu país. O setor da economia popular continua sendo um importante item da economia local. Com relação à saúde, Bogotá tem uma rede de instituições prestadoras de serviços de saúde vinculadas à Secretaria Distrital de Saúde. A cidade possui um sistema educacional que abrange os níveis primário, secundário e universitário. Devido à constante migração de pessoas para a capital do país, a disponibilidade de vagas de acesso à educação oferecida pelo Estado muitas vezes é insuficiente. A cidade também tem um sistema variado de faculdades e escolas particulares, incluindo comunidades bilíngues, militares, técnicas, rurais, religiosas, bem como diferentes calendários escolares e horários de estudo.