Artigo Estudos de Caso

Jardim Vertical no Edifício Residencial Santalaia, em Bogotá

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Jardim vertical

Colômbia

Bogotá()

Fatores de Sucesso

Sociais

A implementação do jardim vertical melhorou a qualidade de vida das pessoas, proporcionando mais saúde e bem-estar com ar puro e diminuição da poluição e do barulho.

Ambientais

O jardim vertical implementado no Edifício Santalaia tem capacidade para produzir anualmente oxigênio para mais de 3.100 pessoas, processar 774 kg de metais pesados, filtrar mais de 2.000 toneladas de gases prejudiciais à saúde e capturar mais de 399.62 kg de poeira. Além disso, ele reduz a temperatura ambiente, diminuindo ilhas de calor na cidade e ainda neutraliza a pegada de carbono equivalente para 700 pessoas. Também possui um sistema de reciclagem de água e reutilização de água dos chuveiros para a irrigação das plantas.

Econômicos

Com a implementação do jardim vertical, as temperaturas no interior dos apartamentos são mais baixas e, portanto, limitam o uso de ar condicionado, baixando os custos com o uso de energia.

Fatores de Fracasso

Não há qualquer fator de fracasso a ser registrado, até o momento.

Fatores de Risco

Importante registrar a necessidade constante de manutenção e monitoramento do sistema de irrigação das plantas para que se mantenham vivas.