Artigo Estudos de Caso

Parque da Nascente do Rio Tanner (Tanner Springs Park)

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Bacia de detenção naturalizada

Estados Unidos

Oregon()

O parque Tanner foi inaugurado em 2010 e projetado para ser multifuncional, com uma paisagem de alto desempenho ecológico e social. Possui uma área de 0.48 hectares. O projeto visou contribuir para a captação e manejo das águas pluviais com capacidade de 460 m³ de água, de modo a regenerar funções perdidas com a urbanização.O parque capta águas do entorno com o rebaixamento em um suave talude que atinge até 3 metros abaixo do nível da sua rua com maior trânsito de veículos, criando uma bacia de detenção. Em dias de grandes chuvas acomoda as águas e possibilita a infiltração e recarga do aquífero, evitando inundações e alagamentos. O projeto aproveitou esse desnível para criar uma série de ambientes permeáveis, inclusive uma arquibancada nas bordas laterais, que dão frente para o pequeno parque. A atração do parque é a recriação artificial da nascente do Tanner que flui para um lago construído na parte mais baixa, funcionando em circuito fechado.Vale destacar que as águas desse sistema fluem por bombeamento de baixo consumo de energia. A separação entre a rua mais movimentada por automóveis e o lago construído (3 metros abaixo) é feita por uma instalação artística que trouxe a memória dos trens que por ali passavam em um muro ondulante de grande impacto visual. O projeto possui diferentes materiais que possibilitam a infiltração e a criação de habitats. Nas calçadas laterais foram construídos espaços que coletam águas das chuvas com criativas estruturas que criam um ambiente único. Foram introduzidas espécies nativas de vegetação, nos diversos nichos ecológicos que projetados para atrair pássaros e fauna aquática.Deste modo, o parque oferece inúmeros serviços ecossistêmicos. Esse projeto faz parte de políticas elaboradas para adaptar a cidade às mudanças climáticas, e de investimentos em melhoria da qualidade de vida urbana para que a cidade tenha um desenvolvimento sustentável.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Plano de desenvolvimento do Distrito Pearl - Departamento de Parques e Recreação de Portland

Desafios

  • O parque Tanner possibilita a melhoria do entorno que era uma abandonada área industrial, valorizando assim a região.

  • Melhora o clima local, demandando menos energia para climatização.

  • Transformação de área degradada industrial em área multifuncional, que oferece múltiplos benefícios para a cidade.

  • Contribui para a infiltração das águas em dias de chuvas mais intensas, possibilita evapotraspiração e com isso recupera o ciclo natural da água.

  • É um excelente caso de manejo sustentável de águas pluviais, que reduz a carga no sistema convencional de drenagem urbana, evitando inundações e alagamentos nas áreas do entorno.

  • Contribui para a adaptação da cidade aos efeitos ocasionados pelas mudanças climáticas, especialmente na questão das águas, Ilhas de Calor Urbano, qualidade do ar, das águas, do solo, e da biodiversidade.

  • Contribui para a filtragem da poluição difusa das águas que escoam das áreas impermeáveis, e possibilita a infiltração com a recarga do aquífero que alimenta o rio Willamette em tempos de seca.

  • Melhoria substancial na qualidade de vida e saúde para a população local.

  • O projeto restaurou funções ecológicas essenciais para a saúde urbana, com a reintrodução de biodiversidade nativa que oferece inúmeros serviços ecossistêmicos para a população.

  • É uma área verde multifuncional que tem alto desempenho ecológico e social, com melhoria do bairro e valorização das áreas do entorno.

  • O parque é uma infraestrutura verde multifuncional, que oferece áreas de lazer, recreação, contemplação para os moradores.

Contexto

O Parque Tanner está localizado em uma área que está sendo revitalizada no distrito Pearl. A área foi um alagado natural entre rio Tanner e o rio Willamette – principal rio que corta a cidade de Portland. Essa área foi aterrada para dar lugar a uma zona industrial à beira do rio principal, onde se localiza o porto da cidade. No processo de requalificar a área para transformá-la em um bairro multiuso que fosse atraente para moradores e empresas, a área foi escolhida para se tornar um parque ecológico multifuncional. Portland é uma cidade com quase 70.000 habitantes, referência em oferecer qualidade de vida por meio de inovação no planejamento,projeto, manejo e monitoramento da sua paisagem urbana. Para tanto, desenvolveu inúmeras soluções baseadas na natureza para se adaptar às mudanças climáticas, as alterações no regime de chuvas e oferecer melhor qualidade de vida aos seus moradores, com isso atraindo empresas sustentáveis, criativas e inovadoras. Tem tido muito sucesso em todas as áreas e quase todos os anos há anos está no topo das cidades mais verdes e com melhor qualidade de vida dos Estados Unidos.