Estudos
Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica no Município de Santo André
Energia
Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica
Brasil
São Paulo(SP)
Metodologia
Este projeto foi implementado em 10 meses (janeiro/2017 a outubro/2017) e durante sua execução foram desenvolvidas as seguintes atividades: • Reunião de apresentação: Reunião entre a prefeitura e a distribuidora para explicar o projeto às autoridades municipais; • Sensibilização: Reunião com a Prefeitura Municipal e eventos de sensibilização dos servidores municipais; • Estruturação: Criação de uma UGEM – Unidade de Gestão Energética Municipal através de um Decreto Municipal; • Capacitação: Treinamentos da UGEM e atividades práticas; • Organização: Aquisição dos dados necessários para a gestão da energia elétrica; • Gerenciamento: Exploração das ferramentas de análise; • Planejamento: Visitas técnicas e elaboração de projetos de eficiência energética com ações para redução do consumo; • Consolidação: Análise das potenciais economias e elaboração de um instrumento orientador (PLAMGE).
Implementação
Atores
ENEL Distribuição São Paulo
Multi-Stakeholders
Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)
Governamental (de cima para baixo)
Facto Energy
Institucional/Privada
Município Santo André
Governamental (de cima para baixo)
Governança
A ENEL Distribuição São Paulo foi responsável por avaliar os municípios que podem ser beneficiados com o projeto e escolher os que farão parte após negociações com as autoridades do município; a ANEEL foi responsável por autorizar o uso do recurso; a Facto Energy foi responsável pela execução do projeto no município. A seguir estão listados alguns elementos relevantes para a implementação: 1. É necessário que as autoridades do município “comprem a ideia” e enxerguem na iniciativa um potencial de redução de energia e consequentemente de despesas; 2. Neste caso, foi importante a nomeação da UGEM via decreto, oficializando a participação dos membros da prefeitura no projeto; 3. Definição, por parte da prefeitura, de um coordenador da UGEM, que deve ser funcionário do município; 4. Contratação de empresa competente para a execução do projeto no município; 5. Liberação dos membros da UGEM para participar das reuniões e eventos de capacitação. 6. Disponibilização de local e estrutura para a realização das reuniões. É desejável que a UGEM tenha representantes de todas as secretarias do município, permitindo a análise ampla das UC (unidades consumidoras). Também é desejável que os membros da UGEM sejam funcionários concursados para que o conhecimento adquirido permaneça no município e, finalmente, que os membros tenham diferentes perfis e formações.
Público-alvo
Este projeto tem o potencial de beneficiar municípios de qualquer porte através da redução do consumo e consequentemente das despesas com energia elétrica.
Elementos de Replicabilidade
Este tipo de projeto é altamente adaptável, podendo ser implementado em qualquer cidade do pais, aplicando a mesma metodologia descrita neste documento.
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