Artigo Estudos de Caso

Programa de Drenagem e Manejo De Águas Pluviais do Município de Maricá

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Conservação e criação de florestas urbanas

Brasil

Rio de Janeiro(RJ)

Os conceitos de “Infraestrutura Verde e Azul” e “Soluções baseadas na Natureza” foram utilizados como base para a concepção das intervenções projetuais, conciliando a drenagem com aspectos ambientais e sociais.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Desafios

Motivação

O programa tem como objetivos reduzir prejuízos decorrentes de inundações; melhorar condições urbanas e ambientais; planejar a distribuição da água pluvial no tempo e no espaço; ordenar a ocupação das áreas de risco de inundação através de regulamentação; restituir parcialmente as funções do ciclo hidrológico natural, mitigando os impactos da urbanização; entre outros.

Contexto

O município ocupa uma área de 361,572km2, além de abranger um dos maiores complexos lagunares do estado, denominado Maricá--Guarapina. O complexo é formado pelas Lagoas Brava, de Maricá, da Barra, do Padre e de Guarapina, e conta com um trecho da Lagoa de Jaconé. Segundo dados do censo demográfico de 2010, o Município era composto por uma população de 127.461 habitantes. No entanto, de acordo com o Censo IBGE de 2022, foi constatado um aumento de 54,87% da população, correspondendo, atualmente, a 197.277 habitantes. Maricá possui diversos bens patrimoniais de valor histórico, cultural e ambiental, colocando-o em um importante circuito turístico do Brasil que pode, futuramente, atrair um novo contingente populacional. O município apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,765, refletindo um nível relativamente alto de desenvolvimento socioeconômico. A economia local é diversificada, com destaque para o setor de serviços e iniciativas voltadas para a sustentabilidade e inclusão social.