Estudos
Sistema de automação aplicado à setorização de redes de abastecimento hídrico: SABESP- Brasil
Saneamento Ambiental - ÁGUA
Automação aplicada à sistemas de abastecimento de água
Brasil
São Paulo(SP)
Devido à crise hídrica no estado de São Paulo, a SABESP - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo se viu obrigada a buscar soluções inteligentes para otimização de sua rede de distribuição, de tal forma que fosse possível adoção de manobras de rede segura ao mesmo tempo que combatesse o desperdício de água. Portanto, este estudo de caso aponta soluções adotadas pela SABESP durante cinco anos para otimização do serviço de abastecimento de água no estado de São Paulo.
Custo para Implementação
Informação não disponível
SABESP.
Desafios
-
Sistemas de automação permitem manobras mais precisas e sistematização de SAA, de tal forma a garantir água segura para os consumidores.
-
Sistemas de automação corroboram para o combate ao desperdício de água.
Contexto
Os Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) estão em constante adaptação tanto no quesito para ampliação de suas quanto para manobras de controle. No entanto, a falta de planejamento na implantação e expansão desses sistemas engendra problemas de deficiência do controle dos Sistemas de Abastecimento de Água de maneira geral, independentemente se este é de pequeno, médio ou grande porte. Outro fator importante é decorrente da distância do manancial abastecedor até a chegada da água tratada no consumidor. Estes fatores requerem que os sistemas de abastecimento tornem-se mais "inteligentes", com supervisão remota, autonomia e redundância automática dos dispositivos, possibilitando cada vez mais a redução e/ou necessidade de intervenção humana. Vale destacar que o presente estudo de caso tem como base o desenvolvimento de sistemas de abastecimento do Estado de São Paulo, que, apesar de ser um importante centro econômico do Brasil, entre os anos de 2015 e 2017 foi assolado por uma das maiores crises hídricas da história, necessitando a adoção de medidas urgentes dos seus SAA.
Compartilhe: