Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Reduz a necessidade de viagens motorizadas.
Esta solução tem como base o conceito de ação comunitária para a ocupação de espaços públicos com foco na valorização do deslocamento a pé. Os projetos urbanísticos decorrentes desse tipo de intervenção incluem a substituição de vagas de estacionamento por espaços de convivência e circulação, além da instalação de mobiliário urbano incentivador da permanência do pedestre na rua. Estudos sobre transporte e saúde evidenciam que a atividade física moderada é um dos principais fatores para a boa saúde, contribuindo substancialmente para a redução do risco de doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, câncer, diabetes e acidente vascular cerebral. A conversão de viagens motorizadas de curta duração em viagens de caminhada pode, por sua vez, contribuir também para a redução de impactos ambientais. Trata-se, portanto, de formas habilitadoras e facilitadoras para os pedestres, estimulando o deslocamento a pé, com benefícios sobre a qualidade de vida e a sustentabilidade.
O Problema
Este tipo de iniciativa tem respaldo na literatura que evidencia os benefícios das políticas incentivadoras do deslocamento a pé nas cidades e levam em conta, sobretudo, a redução da insegurança viária e os benefícios para a saúde. Ademais, estudos de custo-benefício de caráter mais geral sobre o investimento em transporte não-motorizado estimam também que os benefícios superam em quatro a cinco vezes os custos. Vale destacar que evidências dos benefícios da caminhada têm sido apresentadas por diversos estudos científicos e documentadas por organizações que atuam na promoção da mobilidade ativa. Em relação à segurança viária, tempos de travessia, localização da faixa de pedestres e comportamento de pedestres e motoristas são fatores importantes na segurança de pedestres. Estudos também demonstram que o aumento universal nos tempos de travessia é fundamental para melhorar a capacidade de locomoção e proteger os mais vulneráveis, principalmente em contexto de envelhecimento populacional. Por fim, é preciso sublinhar que iniciativas de valorização do espaço para o pedestre e o aumento do deslocamento a pé são alvo de controvérsias e acabam por resultar no conflito de interesses entre os diversos atores envolvidos. Contudo, é possível minimizar esses conflitos quando as medidas adotadas não incluem a redução das faixas de isolamento. Por fim, essa iniciativa possui caráter inovador em termos de arranjo participativo, ao envolver a comunidade local, o poder público nas esferas esferas executiva e legislativa e, ainda, a iniciativa privada.
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