Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Os resíduos orgânicos possuem altos teores de carbono, que associado a água e ao oxigênio do ar, geram dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4), que são os principais causadores de emissões de GEE no setor de resíduos sólidos urbanos. Ao serem retirados da massa total de resíduos destinados a aterros sanitários e colocados em biodigestores anaeróbios, as emissões são contidas, além de serem transformadas em energia a partir do biogás gerado no processo de decomposição dos resíduos orgânicos.
Em virtude da elevada fração orgânica presente nos resíduos sólidos urbanos brasileiros, a adoção de tecnologias mais modernas de tratamento tem obtido êxito no aproveitamento energético desta biomassa. Para a conversão do resíduo em energia, existem diferentes processos: pirólise, gaseificação, fermentação, combustão, digestores anaeróbios, entre outros. A utilização da tecnologia de biodigestores anaeróbios tem se mostrado atrativa devido à redução de impactos ambientais, tendo em vista a redução de emissões de biogás que passa a ser aproveitado energeticamente. O biogás pode ser utilizado na geração de calor ou energia, sendo direcionado para queima em caldeiras, motogeradores, turbinas a biogás ou cogeração de energia elétrica. Os biodigestores possuem baixo custo operacional e elevada eficiência energética, assim mostrando-se uma solução interessante para grandes fontes geradoras de resíduos orgânicos, tais como restaurantes populares, feiras livres, supermercados e centrais de abastecimento de alimentos. Mais do que isso, podem ser uma opção relevante sob o ponto de vista da geração receitas associadas a créditos de carbono, tendo em vista o grande potencial de mitigação de emissões de gases de efeito estufa.
O Problema
A disposição e tratamento dos resíduos sólidos é um importante desafio para o Brasil devido ao crescimento exponencial da geração de resíduos. Estes resíduos podem ser considerados como um problema ambiental devido à sua elevada facilidade de fermentação e biodegradabilidade, podendo contribuir negativamente nos sistemas convencionais de disposição, resultando em emissões de gases de efeito estufa (CH4 e CO2) e contaminação pela descarga do chorume em aterros sanitários. Neste sentido, soluções de tratamento que também considerem tecnologias de aproveitamento energético se constituem em opção relevante a ser considerada pelos gestores públicos.
Compartilhe: