Artigo Soluções

PROCESSO ou METODOLOGIA

Aterros sanitários para municípios de pequeno porte: Método de trincheiras

Aterros sanitários para municípios de pequeno porte: Método de trincheiras

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Tratamento e recuperação de áreas contaminadas ou degradadas

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução não contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

O aterramento de resíduos na forma de trincheiras pequena quantidade lixiviados e gases, contudo, não reduzindo per se emissões de GEE.


Em municípios de pequeno porte, em razão da pequena quantidade de resíduos gerados diariamente, como uma alternativa mais adequada em relação aos tradicionais “lixões”, é possível considerar sistemas de disposição final simples resíduos sólidos, como a operação em trincheiras. O método de trincheiras é uma modalidade de aterramento sanitário. Compreende tecnologias simples, mas eficientes, que podem ser projetadas, operadas e monitoradas por funcionários da prefeitura sem grande sobrecarga em termos de gastos materiais e humanos, mas com grandes ganhos ambientais. A solução de disposição final de resíduos é composta por um conjunto de sistemas de drenagem e tratamento de lixiviados e drenagem de gases. O material é disposto em trincheiras com fundo e laterais impermeabilizadas, cuja cobertura recebe um tratamento para eliminar a proliferação de vetores, diminuir a taxa de formação de lixiviados, reduzir a exalação de odores e impedir a saída descontrolada do biogás. O aterro na forma de trincheiras tem vantagens de possuir sistemas de drenagem e manejo de lixiviados simplificados, pois envolvem pequenos volumes de resíduos em cada trincheira, gerando poucos lixiviados e gases e, portanto, de fácil operação. Utiliza a recirculação como principal forma de manejo, garantindo um processo de degradação de matéria orgânica mais acelerado e dispensando unidades de tratamento para os lixiviados. Ainda, apresenta a possibilidade de adoção de revestimentos minerais para a impermeabilização de laterais e fundo do aterro, o que atende às finalidades de garantir proteção ao meio ambiente e reduzir significativamente custos de manutenção e operação.

Gestão de resíduos Aterros sanitários Método de trincheiras Municípios de pequeno porte

O Problema

A incorreta destinação de resíduos sólidos e a formação de lixões é um problema presente em grande parte dos municípios de pequeno porte no Brasil. Dos 5.561 municípios brasileiros, 73,1% têm população inferior a 20.000 habitantes. Nesses municípios, 68,5% dos resíduos gerados são dispostos em locais inadequados. Em muitos desses municípios faltam recursos humanos especializados e critérios técnicos, econômicos e sociais para tratar a questão dos resíduos sólidos. A solução pode ser a utilização de um método de aterramento na modalidade de trincheiras.

Estudos de Caso