Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Sim, a solução de Análise do Ciclo de Vida de produtos de forma a aumentá-la contribui para a redução da emissão de GEE pois não se retira do meio ambiente mais insumos e matéria prima para o desenvolvimento de novos produtos. O aumento da vida dos produtos existentes contribui para a redução de emissão de GEE.
Para avaliação do desempenho ambiental de produtos da construção civil a metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é a mais empregada internacionalmente. A ACV é padronizada pelas normas ISO 14040 e ISO 14044. A partir da ACV é possível avaliar diferentes potenciais impactos ambientais de produtos, considerando todo o ciclo de vida, desde a extração das matérias primas, uso até o descarte final. Logo, o emprego da metodologia torna possível avaliar o impacto ambiental da sustentabilidade da construção civil, permitindo conciliar a minimização de consumo energético e a disposição de resíduos, com potencialização de ganhos econômico-sociais da cadeia produtiva.
O Problema
O setor da construção civil é um dos maiores consumidores de recursos naturais, geradores de resíduos e emissores de poluentes, levando a diferentes impactos ambientais. A busca por um desenvolvimento sustentável do ponto de vista ambiental não é uma tarefa fácil. Para isto, é preciso que existam métricas quantificáveis e objetivas que possibilitem a avaliação do desempenho ambiental de produtos para, assim, reduzir os impactos ambientais. A metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) possibilita uma avaliação holística e sistêmica pois considera diferentes etapas do ciclo de vida do produto, que vai desde a extração das matérias primas, transporte, uso, manutenção e destinação final. A partir da quantificação das entradas e saídas é possível calcular diferentes impactos ambientais no ciclo de vida dos produtos, como: aquecimento global, depleção de recursos, acidificação, eutrofização, etc. Com base nestes impactos é possível ter formas de realizar a avaliação do desempenho ambiental de produtos. No âmbito do setor da construção civil é possível avaliar o desempenho ambiental, via a ACV, desde um material de construção, por exemplo, um saco de cimento, até uma edificação completa.
Compartilhe: