Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
A substituição de meios de transporte poluentes pela bicicleta reduz a emissão de gases de efeito estufa. Segundo estimativa em Andrade e Rodrigues (2018), o uso da bicicleta no Brasil evita aproximadamente 36.600 toneladas de CO2 por ano.
A bicicleta elétrica dobrável assistida é um meio de transporte democrático que pode atender pessoas de diferentes idades em diferentes tipos de território. A proposta da bicicleta elétrica assistida é permitir que as pessoas se desloquem com o mínimo de esforço, sem uso de combustível fóssil, sem emissão de poluentes e fazendo exercício. Para tanto, a bicicleta elétrica dobrável com sistema de pedal assistido conta com o apoio de um motor elétrico acionado automaticamente quando necessário. Por ser dobrável, a solução ocupa menos espaço e possui maior flexibilidade de transporte que uma bicicleta tradicional ou elétrica assistida, podendo solucionar problemas de espaço ou integração multimodal.
O Problema
Atualmente, um dos maiores desafios das cidades e dos ambientes urbanos é a mobilidade. O transporte coletivo em muitas cidades apresenta um nível baixo de qualidade e as muitas pessoas optam pelo uso de carros, gerando congestionamento e poluição. Com o uso indiscriminado de veículos movidos a combustão, cada vez mais as cidades carecem de espaço para absorver toda a circulação de veículos. Assim, o carro ainda é o grande privilegiado em detrimento dos pedestres, que se sentem inseguros diante da falta de estrutura para uso de outros modais como bicicletas, triciclos, patinetes, entre outros. Neste contexto, muitas cidades brasileiras já estão se adaptando e priorizando tanto o pedestre quanto os meios de transporte menos poluentes e, entre eles, há um destaque para as bicicletas elétricas e patinetes. Todavia, dependendo do trajeto a ser realizado, é necessário a integração multimodal da bicicleta com transporte da mesma, o que nem sempre é possível, visto o espaço que a mesma ocupa.
Compartilhe: