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BENS E SERVIÇOS

Bicicleta elétrica dobrável com sistema de pedal assistido

Bicicleta elétrica dobrável com sistema de pedal assistido

Mobilidade

Descarbonização do transporte

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

A substituição de meios de transporte poluentes pela bicicleta reduz a emissão de gases de efeito estufa. Segundo estimativa em Andrade e Rodrigues (2018), o uso da bicicleta no Brasil evita aproximadamente 36.600 toneladas de CO2 por ano.


A bicicleta elétrica dobrável assistida é um meio de transporte democrático que pode atender pessoas de diferentes idades em diferentes tipos de território. A proposta da bicicleta elétrica assistida é permitir que as pessoas se desloquem com o mínimo de esforço, sem uso de combustível fóssil, sem emissão de poluentes e fazendo exercício. Para tanto, a bicicleta elétrica dobrável com sistema de pedal assistido conta com o apoio de um motor elétrico acionado automaticamente quando necessário. Por ser dobrável, a solução ocupa menos espaço e possui maior flexibilidade de transporte que uma bicicleta tradicional ou elétrica assistida, podendo solucionar problemas de espaço ou integração multimodal.

Bicicleta elétrica Mobilidade assistida Transporte eficiente

O Problema

Atualmente, um dos maiores desafios das cidades e dos ambientes urbanos é a mobilidade. O transporte coletivo em muitas cidades apresenta um nível baixo de qualidade e as muitas pessoas optam pelo uso de carros, gerando congestionamento e poluição. Com o uso indiscriminado de veículos movidos a combustão, cada vez mais as cidades carecem de espaço para absorver toda a circulação de veículos. Assim, o carro ainda é o grande privilegiado em detrimento dos pedestres, que se sentem inseguros diante da falta de estrutura para uso de outros modais como bicicletas, triciclos, patinetes, entre outros. Neste contexto, muitas cidades brasileiras já estão se adaptando e priorizando tanto o pedestre quanto os meios de transporte menos poluentes e, entre eles, há um destaque para as bicicletas elétricas e patinetes. Todavia, dependendo do trajeto a ser realizado, é necessário a integração multimodal da bicicleta com transporte da mesma, o que nem sempre é possível, visto o espaço que a mesma ocupa.

Estudos de Caso