Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
São bairros que possuem rica e densa vegetação que sequestra carbono, são também focados em mobilidade ativa e limpa - o que reduz as emissões de veículos e a necessidade de asfalto para ruas e estacionamentos.
Os Eco-bairros visam a transformação de bairros localizados em áreas poluídas e degradadas. Esses espaços podem ser, por exemplo, Campi de universidades, áreas industriais e bairros de uso misto. Assim, a transformação dessas áreas degradadas tem o objetivo de modificar locais para serem sustentáveis, resilientes e oferecerem melhor qualidade de vida e bem-estar aos seus moradores e transeuntes. Ademais, objetiva ser um projeto mais colaborativo, aumentando a resiliência com mais equidade social e oportunidades de desenvolvimento de novas economias que produzam maior proteção climática, com neutralidade em emissões de carbono. Para tanto, tem enfoque na formação de infraestruturas vivas que possibilitem o desenvolvimento e conexão de ecossistemas, por meio de solos saudáveis, águas, árvores e habitat para vida silvestre. Os moradores devem ter acesso a áreas naturais próximas, integrando os processos naturais ao ambiente construído com soluções baseadas na natureza. Dessa forma, o bairro terá melhor desempenho frente aos desafios climáticos locais e globais. Os eco-bairros buscam ter uma pegada positiva de energia, água e resíduos, assim mitigando emissões de gases de efeito estufa. Para isso, precisam ser mais eficientes no uso de águas e energia, utilizar fontes de energia limpa e renovável com incentivo a novas tecnologias em ambos os casos. Podem ser citadas opções de mobilidade ativa, como bicicletas e patinetes, que reduzem a emissão de poluentes atmosféricos e a infraestrutura cinza. Finalmente, devem ter mais capacidade adaptativa com governança efetiva com a participação de todos os agentes públicos e privados que atuam na área.
O Problema
As cidades estão em permanente processo de mudança. No Brasil, como em outros países, as áreas urbanizadas se expandem sobre áreas com valor ecológico (ecossistemas nativos) e valor agriculturável. No entanto, existem dentro de áreas urbanizadas inúmeras oportunidades de transformar e regenerar bairros e outras áreas que oferecem baixa qualidade de vida e têm altos impactos ecológicos. Essas áreas contribuem para a existência de ilhas de calor urbano, poluição do ar, águas, solo e sonora. Como resultado, as áreas urbanas são propensas a sofrerem com inundações e alagamentos, com efeitos negativos sobre o desempenho econômico.
Compartilhe: