Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Sequestra carbono com rica vegetação e solo vivo. Mais do que isso, mitiga emissões em face à autossuficiência energética, caso a geração seja solar.
A solução ecovila urbana é projeto realizado em comunidade, ou por membros da comunidade, que têm a visão de transformar o modo de viver nas cidades, objetivando integrar as dimensões de sustentabilidade social, cultural, ecológica e econômica no projeto, de modo a regenerar o ambiente e incentivar relações sociais. Existem vários exemplos de ecovilas em diversos países, os quais são verdadeiros laboratórios que estão transformando a maneira de se empreender e morar. As ecovilas procuram inovar introduzindo uma série soluções complementares, sendo autossuficientes em energia limpa e água, produzindo alimentos, cultivando abundante biodiversidade e fechando os ciclos de modo a fazer a transição para uma sociedade melhor, mais sustentável e resiliente. As ecovilas oferecem alta qualidade de vida para seus moradores, sendo uma resposta à vida urbana desconectada da natureza e das outras pessoas, mesmo quando vivem em proximidade. Além dos benefícios relativos à autossuficiência energética e hídrica, que mitiga emissões de gases de efeito estufa, melhora a qualidade do ar e aumenta a resiliência urbana, as ecovilas promovem a circularidade visando ao reaproveitamento de resíduos e tratamento da água.
O Problema
As cidades se tornaram lugares de edifícios e condomínios murados, com seus jardins decorativos, homogêneos, pouco funcionais e decorativos, aonde os moradores não interferem nos elementos. Com isso, nelas, as pessoas se desconectaram da natureza, dos processos naturais, das fontes de alimentos e da biodiversidade. Dependentes de um complexo e centralizado sistema de fornecimento de bens e serviços, como produção de energia, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e resíduos, produção de alimentos, entre outros, os modelos de loteamentos e condomínios existentes nas cidades carecem de práticas de sustentabilidade e autossuficiência. Além disso, esses empreendimentos imobiliários em geral não integram seus moradores, levando a ausência dos vínculos sociais cotidianos, fundamentais para o desenvolvimento de uma vida em comunidade.
Compartilhe: