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Embarcações urbanas movidas a biodiesel

Embarcações urbanas movidas a biodiesel

Mobilidade

Transporte de massa

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

A utilização de biodiesel em embarcações, relativamente aos motores de ciclo diesel, se constitui em alternativa que minimiza o impacto ambiental da mobilidade em águas fluviais ou marítimas, permitindo que os municípios reduzam a emissão de CO2, enxofre e materiais particulados.


Grande parte da população brasileira está concentrada em municípios localizados em áreas litorâneas ou ao longo de rios, o que confere a essas cidades um grande potencial de desenvolvimento da mobilidade aquática por meio de embarcações movidas puramente a biocombustíveis. Embarcações movidas a biodiesel são uma opção relevante em regiões que tenham disponibilidade de grãos oleaginosos, sebo bovino e óleo de cozinha. Embora ainda não seja uma solução amplamente disseminada, existem projetos em escala piloto que demonstram sua viabilidade técnica e econômica. Os principais desafios tecnológicos identificados na operação de motores a diesel com biodiesel estão relacionados à acidez elevada do biocombustível e ao controle de temperatura de combustão. Contudo, o biodiesel pode ser usado em embarcações a diesel sem maiores danos ao motor após ajustes no sistema de combustão (BIOMER, 2005). A matéria-prima com maior escala para atender à demanda de biodiesel em áreas urbanas é o óleo de soja. Além disso, o biocombustível pode ser produzido a partir de diferentes materiais graxos, assim constituindo nichos de mercado para regiões que possuem grande parte da mobilidade urbana por meio aquático. Por exemplo, municípios da bacia amazônica fazem transporte de óleo de dendê e resíduos graxos da pecuária, que uma vez convertidos em biodiesel junto a microrrefinarias, podem ser direcionados para atender à demanda de combustível das embarcações. O biodiesel é uma alternativa de minimizar o impacto ambiental da mobilidade em águas fluviais ou marítimas, permitindo que os municípios reduzam a emissão de CO2, enxofre e materiais particulados, resultando em um risco menor à saúde e ao meio ambiente. Quando obtido a partir de óleo residual de cozinha, os municípios minimizam a contaminação de recursos hídricos e o custo do tratamento da água.

Transporte marítimo Passageiros Cargas Biodiesel

O Problema

Apesar da navegação ser uma das formas de mobilidade menos intensas em energia e emissões (MCTI, 2021), se constitui em um dos segmentos com menos alternativas economicamente viáveis aos combustíveis fósseis. O diesel é o principal derivado de petróleo consumido no Brasil. Historicamente, há um déficit entre a produção e a demanda nacional, o que requer que grande parte do diesel consumido no país seja importado. Em 2022, a dependência externa de diesel era de 23%, contribuindo para insegurança energética e deterioração das contas nacionais. Nesse contexto, embarcações movidas a biodiesel se inserem como uma opção viável para a promoção da mobilidade aquática sustentável em áreas urbanas.

Estudos de Caso