Artigo Soluções

BENS E SERVIÇOS

Equipamentos para eliminação de consumo stand-by (modo de espera)

Equipamentos para eliminação de consumo stand-by (modo de espera)

Energia

Eficiência energética

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

Trata-se de uma solução que objetiva a redução de consumo. Qualquer redução de energia pelo consumidor final é benéfica para o sistema pois minimiza o despacho de energia do sistema interligado, que pode utilizar geração de origem fóssil.


A solução tem como base a utilização de equipamentos que minimizem ou anulem o consumo em stand-by (ou modo de espera) de aparelhos eletrônicos que fiquem ociosos, tais como: televisores, aparelhos de DVD e receptores de televisão. Neste estado, o aparelho, apesar de não exercer sua função principal, está ligado e, consequentemente, consome energia através de componentes eletrônicos como os sensores, LEDs indicadores, fonte de energia e microprocessadores. O aparelho (semelhante a um filtro de linha) monitora continuamente o consumo total dos equipamentos conectados às suas tomadas, ativando e desativando o modo stand by conforme a necessidade de uso, reduzindo o consumo de energia elétrica. Trata-se de uma solução que objetiva eficientizar o consumo elétrico em edificações, consequentemente mitigando emissões associados à geração de eletricidade.

Eficiência energética residencial Consumo em stand-by Economia de energia Eletrônicos Eletrodomésticos

O Problema

O consumo stand-by de cada equipamento é relativamente baixo, porém, considerando-se o número total de equipamentos que o empregam durante grande parte do dia, pode resultar em um considerável desperdício de energia em todos os setores da economia (industrial, comercial, transportes, agropecuário, público e residencial). A potência do modo stand-by varia com o modelo, fabricante e ano de montagem do equipamento, mas, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, em 2008, o gasto de energia por stand-by, em média, pode corresponder poe até 15% do consumo mensal de uma residência.

Estudos de Caso