Artigo Soluções

ORGANIZACIONAL ou GESTÃO/MODELOS DE NEGÓCIO

Fechamento temporário de ruas ao transporte motorizado

Fechamento temporário de ruas ao transporte motorizado

Mobilidade

Mobilidade não-motorizada

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

Esta solução tem o potencial de contribuir diretamente para a redução da emissão de GEE a partir da restrição da circulação de veículos motorizados, principais causadores da emissão de poluentes no recorte territorial impactado.


O programa Ruas Abertas foi criado a partir do Decreto nº 57.086, de junho de 2016, da cidade de São Paulo, e inspira-se nos termos da Lei Federal nº 12.587, de janeiro de 2012, que regula a Política Nacional de Mobilidade Urbana e restringe a circulação de veículos motorizados em determinados logradouros - em geral, aqueles de grande movimentação turística. Desse modo, o espaço viário é aberto para circulação livre de pedestres e também ciclistas, usuários de patinete, skate etc., estimulando a prática de atividades de lazer ao ar livre como uma forma de ocupação legítima do espaço público, ainda que somente aos domingos e feriados. A iniciativa da solução é do poder público, mas conta com o apoio e gestão participativa de empresas e sociedade civil. Assim, incentiva a mobilização não motorizada, produzindo benefícios em termos de qualidade de vida, qualidade do ar, emissões de gases de efeito estufa e redução no consumo de combustíveis.

Cidade para pessoas Avenida Paulista Direito à Cidade Qualidade do ar

O Problema

Ao longo do século XX, o processo de desenvolvimento urbano da cidade de São Paulo foi diretamente influenciado por um modelo de urbanização rodoviarista que, atualmente, se reflete na configuração de sua rede intricada de ruas e avenidas pouco amigáveis ao transporte ativo, tanto para pedestres, quanto para ciclistas. A problematização dessa realidade surgiu com maior relevância no início desta década e foi influenciada fortemente por ideários urbanos e culturais associados à concepção de "cidade para pessoas" e "direito à cidade". Esses ideários vêm demandando a reapropriação do espaço público das cidades como um caminho importante para combate de problemas urbanos crônicos como o da insegurança pública, da má qualidade de vida nos grandes centros, da poluição sonora e ambiental, entre outros.

Estudos de Caso