Artigo Soluções

ORGANIZACIONAL ou GESTÃO/MODELOS DE NEGÓCIO

Gerenciamento pelo Lado da Demanda (GLD) e Alternativas de Tarifação Energética

Gerenciamento pelo Lado da Demanda (GLD) e Alternativas de Tarifação Energética

Energia

Eficiência energética

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

Os programas de GLD tem como objetivo a diminuição do consumo de energia em horários adequados para o sistema elétrico. A redução do consumo produz uma consequente redução da geração centralizada, colaborando também para a redução de emissões de GEE, especialmente em sistemas com alta presença de plantas termoelétricas.


Existem alguns tipos de mecanismos de Gerenciamento pelo Lado da Demanda (GLD) e alternativas tarifárias que podem contribuir para a economia e segurança do consumo de energia. Os mecanismos de GLD são definidos como processos que visam modificar o comportamento da demanda pelo consumidor de energia, de forma voluntária, por meio de sinais de preços, incentivos financeiros e ações de conscientização, entre outros mecanismos. Em nível urbano, são particularmente aplicáveis, em face ao caráter da legislação tarifária centrada em âmbito federal, campanhas de conscientização com vistas ao consumo consciente de energia. Mais do que isso, distribuidoras podem atuar no fomento à aquisição de equipamentos mais eficientes da linha branca, sobretudo junto àqueles consumidores que atualmente não recolhem tarifas formalmente. Finalmente, tem-se como alternativa a tarifação horosazonal, que é estruturada de acordo com os horários de pico do dia e por período do ano. Nesse mecanismo, o valor da conta é determinado pela quantidade de energia que se usa e principalmente quando se usa esta energia. Em geral, as tarifas horárias recompensam o cliente quando o uso de eletricidade acontece durante períodos de baixa demanda, assim permitindo um gerenciamento mais eficaz do sistema interligado de eletricidade nacional. Os programas de GLD tem como objetivo a diminuição do consumo de energia em horários adequados para o sistema elétrico. A redução do consumo produz uma consequente redução da geração centralizada, colaborando também para a redução de emissões de GEE. Ademais, ao reduzir a pressão sobre a geração e despacho de energia, reduz a vazão de usinas hidrelétricas e aumenta a resiliência do sistema a eventos extremos, como secas.

Gerenciamento pelo lado da demanda Aggregation (Demand Response; VPP) Geração Intermitente Operação do Sistema Regulação de potência

O Problema

Programas de GLD e alternativas tarifárias buscam incentivar o uso eficiente da rede elétrica nos horários de ponta, dando uma sinalização de preço adequada aos consumidores, com vistas à modulação da carga. Ou seja, objetivam deslocar o consumo para instantes com menor carregamento da rede, assim reduzindo a pressão sobre o despacho de energia em horário de pico. Sob o ponto de vista ambiental, é neste momento que faz-se necessário, geralmente, acionar usinas termelétricas baseadas em combustíveis fósseis para suprimento da demanda, e que geralmente possuem custo de geração maior relativamente às fontes renováveis.