Artigo Soluções

BENS E SERVIÇOS

Madeira Engenheirada

Madeira Engenheirada

Ambiente Construído

Descarbonização da infraestrutura

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

O processo de produção da madeira engenheirada emite baixas taxas de emissão de gases de efeito estufa. Além disso, o estímulo à utilização da madeira como material construtivo desestimula a utilização do concreto e do aço, altamente prejudiciais aos ecossistemas.


A madeira engenheirada consiste em produtos de madeira processada industrialmente para otimização de seu desempenho mecânico e estrutural, para fins de utilização na construção civil - principalmente nas estruturas das edificações. Os produtos mais comuns de madeira engenheirada são a madeira laminada colada (MLC) e a madeira laminada cruzada (CLT, sigla para o inglês Cross Laminated Timber), que são técnicas construtivas que consistem na junção de peças feitas por lâminas de madeira tratadas industrialmente. As peças, pré-fabricadas, chegam prontas ao canteiro de obras; o tratamento industrial as tornam mais uniformizadas, recebendo benefícios estéticos e de desempenho físico-mecânico, e aumenta a durabilidade das construções. A pré-fabricação também exige a racionalização do projeto, evitando problemas de encaixe ou frestas entre as peças, facilitando a aplicação de acabamento. Os produtos de madeira engenheirada são divididos em quatro categorias: painéis estruturais, madeira laminada colada, madeira composta estrutural e vigas em I. Relativamente à linha de base da construção civil, qual seja a utilização de aço e concreto, o uso de madeira engenheirada, desde que com certificado de procedência, reduz emissões de gases de efeito estufa, melhora a qualidade do ar, diminui o consumo de energia, minimiza a geração de resíduos e a demanda hídrica construtiva.

Madeira laminada colada Madeira laminada cruzada Produção industrial Pré-fabricação

O Problema

O aço e o concreto são, ainda, os materiais mais utilizados estruturalmente pela construção civil no brasil - e ambos são materiais renováveis e emitem altos níveis de gases de efeito estufa em seus processos fabris. A madeira, com certificação de origem, tem se mostrado como uma alternativa de material mais sustentável para a construção civil no país, principalmente por ser um material natural e ter a capacidade de sequestrar e estocar CO2, o principal gás de efeito estufa. Contudo, vale destacar as limitações deste tipo de solução, pois a madeira é um material inflamável, o que limita a construção de edificações de muitos pavimentos e tem maior susceptibilidade ao ataque biológico.