Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Mecanismos de capacitação e comunicação em Soluções baseadas na Natureza podem auxiliar na redução das emissões de GEE pelo incentivo aos técnicos municipais e cidadãos em priorizar, quando possível, a infraestrutura verde em detrimento da infraestrutura cinza, aumentando os espaços verdes nas cidades, que são sumidouros de carbono.
A solução contempla a implementação de estratégias para informar técnicos do município e a população em geral sobre os principais conceitos que envolvem a adoção e benefícios de Soluções baseadas na Natureza (SbN) para as cidades. Estas estratégias devem envolver ações de capacitação dos técnicos do município, os tornando aptos, por exemplo, a identificar o impacto de medidas de infraestrutura verde para aumento da capacidade de drenagem de águas pluviais no espaço urbano. Mais do que isso, podem envolver treinamentos para adoção das das SbN em meio urbano. Podem, portanto, envolver treinamentos de funcionários dos órgãos ambientais e de urbanismo da prefeitura, por exemplo. Idealmente, deve ocorrer a disseminação ampla dos resultados destas atividades por meio de planos de comunicação, que envolvam a elaboração de cartilhas, manuais e guias de SbN, visando ampliar o engajamento da sociedade na difusão da adoção de medidas de infraestrutura verde no meio urbano. Dentre os benefícios da difusão de informações sobre SbN em áreas urbanas estão a conscientização da população e do corpo técnico das prefeituras sobre a importância da coexistência de espaços verdes equilibrados com a infraestrutura cinza. O conhecimento sobre os serviços ecossistêmicos pode influenciar os indivíduos a valorizarem mais a biodiversidade urbana, refletindo mais antes de tomarem decisões, por exemplo, de impermeabilizar o solo, derrubar árvores ou aplicar venenos para eliminar insetos polinizadores.
O Problema
O processo de urbanização transformou drasticamente as paisagens das cidades, sobretudo pela eliminação de ecossistemas que prestam serviços fundamentais para a manutenção da vida, tanto em áreas costeiras quanto continentais. Dentre uma gama de efeitos dessa descaracterização dos ecossistemas, destacam-se os desafios da água nas cidades. Esses desafios incluem o abastecimento às cidades, dificultado pelas alterações nos cursos d'água em razão da retificação, da canalização e do desaparecimento dos rios com técnicas higienistas, que objetivam acelerar a eliminação das águas pluviais. As águas pluviais também são um desafio para as cidades por causarem inundações, o que é agravado pela impermeabilização dos solos e tende a ser um problema ainda mais severo com eventos de chuvas extremas mais frequentes induzidos pela mudança do clima. Por fim, o saneamento é um problema gravíssimo de saúde pública para as cidades, sobretudo as com maior concentração populacional, dada a prática adotada em muitas localidades de conduzir o esgoto para os rios e outros cursos d'água. Além dos desafios da água, a descaracterização dos ecossistemas também tem impacto sobre a perda de biodiversidade urbana. Apesar de geralmente pensada e discutida sobre o ambiente natural, como florestas, a biodiversidade também está presente na cidade e sua redução intensifica uma série de problemas urbanos, tais como as ilhas de calor e a baixa qualidade do ar. Além disso, a falta de contato das pessoas com a biodiversidade nas cidades tem impactos negativos no bem-estar físico e psicológico das pessoas.
Compartilhe: