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SOCIAL

Mecanismos de capacitação em saneamento: Programa de Educação Ambiental

Mecanismos de capacitação em saneamento: Programa de Educação Ambiental

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Uso eficiente e responsável da água

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

A adoção de ações de educação ambiental voltadas ao saneamento, potencialmente, diminui a disposição incorreta de resíduos, que contaminam efluentes. Logo, diminuem a necessidade de tratamento em ETE e ETA que consomem energia para realização deste processo, com emissões de gases de efeito estufa resultantes.


A gestão do saneamento deve estar fundamentada nos princípios da universalização, integralidade, articulação com políticas setoriais, transparência das ações, segurança, qualidade e regularidade, entre outros. Para isto e para caracterizar, adequadamente, as peculiaridades municipais, insere-se o desenvolvimento de Programas de Educação Ambiental (PEA) e mobilização social voltados para gestores de instituições públicas, para empresas privadas e para a população. A elaboração de PEA, enquanto mecanismo de Educação Ambiental (EA) e capacitação em saneamento, deve ser sistematizada em quatro etapas: i) formação e capacitação das equipes de educadores municipais; ii) definição do público-alvo e estratégias de mobilização; iii) desenvolvimento do PEA; e iv) avaliação e estratégias de sustentabilidade do Programa (BRASIL, 2014). A equipe educadora do município, devidamente capacitada, deve ser responsável pela mediação das ações de EA voltadas à apropriação do sistema de saneamento pelo público-alvo e demais segmentos sociais. Deverá atuar no sentido de diagnosticar os problemas de saneamento; planejar as ações do PEA; sensibilizar e capacitar populações para o uso e manutenção do sistema de saneamento; buscar parcerias; e avaliar e monitorar o Programa. O público-alvo é a população beneficiada pelas ações de saneamento. Contudo, é importante que agentes comunitários de saúde, professores(as) e alunos(as) das escolas públicas e privadas existentes na localidade, entre outros, possam participar do PEA. Junto a estes, devem ser desenvolvidas ações de EA em saneamento, idealmente realizadas em áreas de fácil acesso para a maioria dos participantes. O desenvolvimento do PEA deve ser conduzido no sentido de contemplar diferentes temas, justificativas para implantação, definição das áreas de intervenção e público-alvo das ações educativas em saneamento, estimativa de recursos financeiros e levantamento de recursos didáticos necessários à adoção das mesmas. Após a implantação do PEA, elementos para avaliação de resultados podem abranger: número de participantes capacitados; qualidade das ações educativas; número de parcerias estabelecidas; obras de saneamento realizadas antes e após a adoção do PEA. E, no caso da estratégia de sustentabilidade das ações do PEA, deve-se formar um Comitê Gestor; envolver o poder público; formular uma agenda comum entre os setores do município; prever renda para alguns dos educadores locais mediante critérios de seleção; entre outras atividades. Ainda em termos de atividades de capacitação, o PEA pode prever a realização de oficinas educativas de EA. Vários objetivos podem ser previstos neste tipo de atividade, entretanto, os principais são refletir, sensibilizar e mobilizar pessoas para que sejam corresponsáveis no processo da busca de seus direitos e deveres relacionados ao acesso a um ambiente saneado. Em termos de áreas temáticas, podem considerar o abastecimento de água, o esgotamento sanitário e o manejo de águas pluviais. O desenvolvimento de PEA é um instrumento que visa fomentar o desenvolvimento de iniciativas de EA e mobilização social em saneamento. Promove ações que mitigam a disposição incorreta de resíduos que contaminam a flora e fauna e aumentam o custo de tratamento da água para consumo humano. Mais do que isso, contribui para diminuir o desperdício e escassez de água potável em um contexto de aprofundamento da mudança do clima.

Saneamento Programa de Educação Ambiental Capacitação Atores públicos e privados Sociedade

O Problema

O desconhecimento acerca de questões relacionadas ao saneamento contribui de modo decisivo para a má gestão dos recursos hídricos. Alguns exemplos podem ser mencionados: i) ligações clandestinas da rede de esgoto, em que o esgoto é lançado sem nenhum tratamento para o corpo receptor (rios, córregos); ii) entupimento da rede coletora de esgoto, devido o descarte de lixo em ruas/bueiros e cursos d’água; e iii) construção inadequada de fossas sépticas. Essas ações resultam em problemas coletivos, tais como i) mau cheiro e sujeira; ii) esgoto retornando pelos ralos dos imóveis; iii) doenças como diarreia, hepatite e gastroenterite; iv) redução dos índices de qualidade dos recursos hídricos; e v) maior custo econômico para manutenção do sistema de água e esgoto. Ainda, a falta de sistematização de uma estratégia municipal de saneamento, que contemple ações de educação ambiental, potencializa a problemática acima citada, tornando questões relacionadas ao setor um desafio recorrente a ser enfrentado pelos gestores públicos municipais. Nesse contexto, o desenvolvimento de PEA tem um grande potencial para minimizar os problemas relacionados ao abastecimento de água, ao esgotamento sanitário e ao manejo de águas pluviais.

Estudos de Caso