Artigo Soluções

SOCIAL

Mercados públicos

Mercados públicos

Ambiente Construído

Economia circular

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

A solução é um equipamento público que favorece o consumo local dos alimentos; sendo assim, colabora para a redução das distâncias relativas ao transporte dos alimentos e, consequentemente, contribui para a redução da emissão dos gases de efeito estufa na atmosfera.


A criação ou revitalização dos mercados públicos é ponto focal para a restauração de sistemas alimentares locais e ferramenta de suporte à reestruturação de áreas centrais, capazes de apoiar o comércio varejista de rua, peça chave para a sobrevivência da rua enquanto ambiente social. Os mercados podem ser vistos como uma evolução espontânea das feiras de rua, típicas dos primórdios de muitas cidades ao redor do mundo. São locais que promovem trocas sociais diversificadas em uma comunidade, trazendo pessoas de diferentes idades, gêneros, etnias de raças e status socioeconômico, juntas em torno de experiências relacionadas à gastronomia, compras, arte, lazer e convivência social. A solução é um equipamento público que favorece a cadeia local de suprimento de alimentos; sendo assim, colabora para a produção de alimentos em nível urbano e periurbano, reduzindo distâncias relativas ao transporte dos alimentos e, consequentemente, contribuindo para a redução da emissão dos gases de efeito estufa na atmosfera.

Mercado Público Comunidade Diversidade Comércio Alimentação

O Problema

Os sistemas alimentares de cunho local, vitais para a saúde, segurança alimentar e bem-estar e desenvolvimento econômico, têm sido substituídos por grandes supermercados. A importância histórica dos mercados públicos, enquanto distribuidores da produção local e elementos propulsores da economia e da cultura regional, vem perdendo espaço para empreendimentos que distanciam cada vez mais o produtor do consumidor. Como esses sistemas de distribuição alimentar estão mais focados na escala nacional e nas transações internacionais, as comunidades rurais e até mesmo urbanas se encontram submetidas a um processo de descaracterização de suas estruturas, perdendo sua capacidade de produção e abastecimento. A esse problema, soma-se a degradação e perda de atratividade das áreas urbanas centrais, onde, em geral, os antigos mercados públicos estão instalados.