Artigo Soluções

SOCIAL

Método de Avaliação de Ruas

Método de Avaliação de Ruas

Mobilidade

Acesso à e na cidade

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

O método de avaliação visa colocar em evidência a necessidade de que o ambiente construído favoreça a mobilidade ativa e não motorizada.


A solução do Método de Avaliação de Ruas (MAR) consiste em uma metodologia que elabora um quadro comparativo entre diferentes espaços e, com base em dimensões características, os qualifica através de um atributo final chamado de vitalidade do espaço. Para elaboração do quadro, a partir de levantamento da configuração das ruas através de imagens no Google Earth e sistema cartográfico da região, classificam-se impactos de edificações sobre o espaço da rua e elaboram-se fluxos de pedestres através de linhas fortes, fracas e interrompidas. As dimensões para qualificação são: i) Morfológica, que trata da latência, robustez, permeabilidade e acessibilidade; ii) Funcional, que abrange complexidade, articulação; e iii) Social: resiliência, simpatria. O MAR visa colocar em evidência a necessidade de que o ambiente construído favoreça a mobilidade ativa e não motorizada, consequentemente mitigando emissões de gases de efeito estufa relacionadas ao uso de veículos com motores de combustão interna nas cidades.

Espaço inclusivo Mobilidade inclusiva Acessibilidade

O Problema

Parte-se do entendimento inicial de que a qualidade do espaço de movimento dos pedestres é determinante na definição das relações sociais de uma rua. Esse espaço destinado ao movimento dos pedestres é fortemente influenciado pela configuração espacial das ocupações e pelo padrão de implantação adotado. Sendo assim, o comprometimento deste espaço, tal como vem sendo observado nas cidades contemporâneas, tem gerado grande impacto sobre o papel social da rua.