Artigo Soluções

BENS E SERVIÇOS

Mobiliário urbano em Bambu Laminado Colado

Mobiliário urbano em Bambu Laminado Colado

Ambiente Construído

Descarbonização da infraestrutura

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

O bambu como alternativa de material construtivo, além de ter baixo impacto ambiental e consumo de energia em seu processo de extração, faz parte do processo de sequestro de carbono (remoção de gás carbônico da atmosfera) e contribui para a redução do desmatamento.


O Bambu Laminado Colado (BaLC) é um produto similar à madeira laminada colada, consistindo em lâminas produzidas a partir do colmo (caule) do bambu coladas posteriormente em camadas. Possui a possibilidade de produzir peças em diversas dimensões e formatos, provendo qualidade homogênea e boas propriedades táteis. Além disso, o bambu apresenta desempenho térmico bastante adequado para situações de alta exposição ao calor. As qualidades de conforto, economia e versatilidade relacionadas ao bambu e à técnica do BaLC o tornam uma alternativa de material para mobiliário urbano altamente eficiente e adequada ao contexto das cidades brasileiras. O estímulo ao uso do bambu na cadeia produtiva gera impactos sociais, ambientais e econômicos altamente positivos para o país e a população local. A solução possui potencial para gerar impactos ambientais positivos, uma vez que o bambu apresenta propriedades de absorção de CO2 atmosférico, controle de erosão, recuperação e proteção de mananciais e cursos d’água etc. Ademais, pode-se destacar que o bambu também provê impacto socioeconômico positivo, por ser uma matéria-prima natural, renovável e nativa dos trópicos - sendo um material de alta disponibilidade e, consequentemente, mais econômico. Finalmente, a produção do material exige a criação de uma relação campo-cidade, envolvendo uma cadeia produtiva de valor social, gerando empregabilidade e renda para a população rural, fixando-os no campo.

Mobiliário urbano Bambu Desempenho térmico Acessibilidade

O Problema

Os materiais convencionalmente utilizados para a produção de mobiliário urbano - concreto e aço - possuem processos de extração e produção altamente prejudiciais ao meio ambiente, causando poluição e degradação de ecossistemas naturais; o processo de produção desses materiais exige um alto consumo de energia. Além disso, possuem desempenho térmico inadequado ao contexto climático tropical do Brasil, tornando o mobiliário urbano desconfortável ao usuário.

Estudos de Caso