Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Ônibus a biometano têm o potencial de reduzir as emissões de GEE pela substituição da queima de combustíveis fósseis, sobretudo óleo diesel, por um combustível de origem renovável.
A solução contempla uma alternativa sustentável ao transporte urbano de passageiros em veículos equipados com motores de ciclo diesel, qual seja ônibus equipados com motores movidos a biometano. Os motores a biometano queimam o gás em ciclo Otto, o que os faz mais silenciosos que os que utilizam o ciclo diesel. Apesar da diferença na motorização, não são necessárias alterações significativas nos projetos das carrocerias, podendo as instalações dos cilindros de gás ser feitas entre as longarinas do chassi (abaixo do assoalho) ou sobre o teto do ônibus. O biometano é obtido da purificação do biogás oriundo da biodigestão de matéria orgânica residual, como lixo orgânico ou esgoto. Esse combustível renovável reduz as emissões de gases de efeito estufa (GEE) dos ônibus, além de também poder reduzir os níveis de ruído e de emissão de poluentes atmosféricos locais, como material particulado e óxidos de nitrogênio (NOx) em relação aos motores queimando óleo diesel. No mais, o uso de biometano em substituição ao óleo diesel em ônibus também tem o potencial de reduzir a dependência do setor de transportes deste combustível, impactando positivamente a segurança energética do país. Finalmente, se constitui em solução que atua em sinergia à redução do impacto ambiental da disposição de resíduos sólidos no meio ambiente.
O Problema
A dependência do óleo diesel para mover os ônibus que fazem parte das redes de transporte público das cidades tem impactos diretos sobre a vida urbana. A emissão de gases do efeito estufa oriundas da queima dos combustíveis fósseis contribuem negativamente para os esforços de descarbonização globais. Os altos níveis de emissão de ruído e de poluentes atmosféricos da queima do óleo diesel prejudicam a qualidade de vida das pessoas. Além disso, movimentos da geopolítica ou da macroeconomia, como guerras, crises de suprimento ou variações cambiais, afetam o preço do óleo diesel, o que repercute em reajustes não planejados nas tarifas de transporte. Portanto, a desejável busca pela substituição do uso de óleo diesel no transporte público passa por uma solução de portfólio, capaz de oferecer diferentes alternativas de fontes de energia renovável, incluindo a eletrificação e o uso de bioenergia sustentável, como é o caso do biometano.
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